As perguntas constantes da entrevista contemplam os indicadores qualitativos descritos nas nove categorias e seguem a escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 para a menor avaliação possível e 5 para a maior avaliação possível. A distribuição amostral das entrevistas considera a distribuição de passageiros prevista para os extratos de embarque e desembarque doméstico e internacional, segundo a Secretaria de Aviação Civil.
A reportagem da Gazeta do Povo tentou ter acesso ao relatório detalhado e saber quais notas os aeroportos receberam, mas a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil informou que apenas o resultado consolidado seria divulgado.
De acordo com a SAC, o objetivo do prêmio é enaltecer os aeroportos melhor avaliados pelos passageiros, visando estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo.
Até então, a divulgação os resultados da pesquisa ocorria a cada trimestre. Agora, o prêmio “Aeroportos + Brasil” passará a ser anual, com base na pesquisa realizada durante todo o ano. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo. As entrevistas foram encomendadas pela SAC à Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5%.
Queda
Na pesquisa divulgada em janeiro deste ano, o Aeroporto Afonso Pena tinha caído para a terceira colocação como melhor aeroporto do país. Em 2013 e 2014, o terminal localizado na Região Metropolitana de Curitiba tinha conquistado o título de melhor aeroporto do Brasil.
Ranking
Confira a lista de aeroportos vencedores com serviços mais eficientes, de acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação Civil.
Check-in:
Congonhas – São Paulo (SP)
Restituição de bagagem:
Santos Dumont – Rio de Janeiro ( RJ)
Serviço público:
Tancredo Neves – Confins (MG)
Mais facilidades aos passageiros:
Afonso Pena – Curitiba (PR)
Mais confortável:
Congonhas – São Paulo (SP)
Mais limpo:
Governador Aluízio Alves – São Gonçalo do Amarante (RN)
Mais cordial:
Congonhas – São Paulo (SP)
Melhor aeroporto:
Guararapes Gilberto Freyre – Recife (PE)
Fonte: jornal Gazeta do Povo / ABAV PR