A colônia de Antônio Olinto foi fundada em 1895, recebeu esse nome em homenagem a Antônio Olinto, então ministro de Obras Públicas. Até esse tempo a localidade era conhecida como Água Amarela, São José do Colaço ou Membéca. Nela foram assentadas 374 famílias de imigrantes rutenos (ucranianos) e 84 de poloneses, vindos da Galícia (ucraniano Галичина/Halytschyna, polonês Galicja. Região europeia que fazia fronteira a oeste com as províncias alemãs, ao norte com a Polônia, a leste com a Rússia e ao sul com o Império Áustro-Úngaro). O município foi emancipado através da Lei Estadual n° 1.245 de 25 de julho de 1960 e instalado em 24 de outubro de 1961 foi desmembrado da Lapa.

Parte dessa história pode ser verificada na Casa da Cultura de Antônio Olinto.

ATRATIVOS

Possui muitos pontos turísticos, ainda pouco conhecidos, como a igreja da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e a Santa também chamada de Nossa Senhora dos Corais. A igreja, centenária, a partir de 1999 foi tombada a nível estadual.

Antônio Olinto possui uma grande área verde, mesmo dentro da sede do município. Ao se retirar do centro da cidade, cada estrada é uma trilha por onde se pode caminhar e entrar em contato com a natureza ainda pouco explorada, apreciar a beleza das árvores como as araucárias, erva-mate, imbuias, cedros, bracatingas; das aves como a gralha azul, sabiá, maritacas, canários-terra, jacutingas, tucanos.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.