A intenção, segundo a deputada, é estimular o turismo, divulgar as belezas naturais e culturais da região, fomentando a economia nestas cidades. “A região dos Vales do Iguaçu é marcada pelas agroindústrias, pelo clima frio e a presença do rio Iguaçu e suas hidrelétricas e também pelo início do Parque Nacional do Iguaçu”, disse.
Palmas é um dos municípios que integra a região Turística. De acordo com a diretora de Turismo, Carine Ambrósio, a criação deste roteiro conjunto dará maior força na divulgação e promoção dos atrativos ainda pouco conhecidos do grande público. A cidade, segundo ela, dispõem de bons hotéis e restaurantes.
“Palmas tem um grande potencial como a beleza da usina eólica, é a região mais fria do Paraná, possui o Parque da Gruta com uma cachoeira em pleno centro da cidade, além do roteiro de turismo religioso”, disse. A cidade, segundo Carine, também abriga um excelente roteiro para turismo rural, de aventura, três comunidades quilombolas, duas aldeias indígenas “e um povo hospitaleiro que gosta de receber bem os visitantes”, concluiu.
Panorama
Os Vales do Iguaçu, segundo a deputada, faz parte da portaria nº 313, de 03 de dezembro de 2013, que definiu o Mapa do Turismo Brasileiro. Além de Palmas, integram a região Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola D’Oeste, Pranchita, Realeza, Renascença, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge D’Oeste, Sulina, Verê e Vitorino.
Com a aprovação na CCJ, o projeto de lei está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
Foto legenda (ccj terca0404)
CCJ aprovou projeto da deputada Claudia Pereira, que cria a Região dos Vales do Iguaçu
Foto: Sandro Nascimento
Prefeitura de Palmas – Comunicação Social