Assaí nasceu e cresceu ao impulso colonizador, implementada pela “BRATAC – Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda., que adquiriu a Fazenda Três Barras, com 13.600 alqueires, localizada no município de São Jerônimo da Serra” (Asari, 1992), com respaldo da Administração Pública do Estado e com o apoio do capital japonês para financiamento de suas lavouras e na compra da produção.

A comunidade japonesa esta diretamente ligada a colonização de Assaí, confirmado nos sobrenomes de seus fundadores, assim como na colonização de todo norte do Paraná, sendo poucas as cidades que não tiveram a participação nipônica em seu desbravamento. Em nenhuma delas, porém, foi tão intensa quanto em Assaí.

Ainda nos dias de hoje, constata-se a forte presença dos japoneses no município, além dos traços orientais nos rostos dos assaienses, a  estrutura organizacional da comunidade nipônica é destaque e motivo de admiração por todos na atualidade, observados na organização de festas e eventos tradicionais, nas cooperativas, no sistema de produção de frutas no espaço agrícola e em suas associações.

Assaí carrega as tradições e a língua japonesa do final da década de 1930, dos seus primeiros colonizadores, essas tradições são realimentadas ano a ano pelos filhos e netos de japoneses que vão ao Japão para trabalhar e passear e retornam constatando que Assaí tornou-se a memória do Japão por conservar hábitos e tradições já extintos pela evolução tecnológica de seu país de origem.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Assaí:

Parque Ikeda – é um parque urbano, livre de edificações, caracterizado como espaço público, propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, inclui campos para esportes, lago e local de caminhada e lazer diário para os moradores.

Aventuras no Tibagi – O município é banhado pelo Rio Tibagi, logo vem desenvolvendo projetos para aproveitamento da sua potencialidade turística.

Trilhas na Secção Café-Forte – Grupos de alunos e turistas percorrem trilhas nas propriedades rurais da Secção Café Forte com intuito de praticar ecoturismo 

Rota do Café – Com o intuito de resgatar a história dos tempos áureos do glorioso ouro verde vivido pelos produtores de café na região, ainda hoje muito lembrada pelos agricultores de Café, foi criada a “A Rota do Café”, que permite vivenciar os tempos na era do ouro do café.

Paróquia São José – A Paróquia São José de Assaí (Igreja Matriz) foi fundada pelos Missionários da Congregação dos Verbitas e inaugurada em Maio de 1944 Alem da Paróquia central, possui 12 capelas rurais e 4 urbanas. No dia 19 de Março comemora-se o dia de São José, o padroeiro da cidade.

Igreja Tenrikyo Três Barras – A Igreja Tenrikyo Três Barras está localizada na PR-090, próxima ao Centro de eventos da Sociedade dos Amigos de Assaí – SAMA.

Templo Budista – A igreja Budista de Assaí é a mais antiga do Paraná em atividade e se destaca inicialmente por sua distinta arquitetura em estilo japonês, sua construção permanece ainda em madeira e em ótimo estado.

Datas Comemorativas:
Aniversário da cidade: 01/05
Padroeiro: 19/03 São José

Fonte: Prefeitura Municipal.

NOTÍCIAS SOBRE ASSAÍ, PARANÁ

07/05/2018 – Assaí inaugurou castelo Japonês para marcar imigração

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.