Barra do Jacaré abrangia uma área de terra calculada aproximadamente de 1200 alqueires paulistas, com diferentes denominações, tais como: Fazenda Dourada, Água do Barreiro e Barra do Jacaré. Toda essa área pertencia à comarca de São José da Boa Vista.
Afirma-se que a fundação de Barra do Jacaré data de 1881, ocasião que ali se estabeleceu o senhor José Pedro Lopes e sua família, procedente do estado de Minas Gerais.
Foi em 1904, que o coronel Joaquim Batista, teve a iniciativa de dirimir as questões desde o município de Jacarezinho até Itambaracá, atingindo a fazenda Dourado ou Barra do Jacaré. Contudo não foram satisfatorio os resultados obtidos. Em 1922, os direitos de posse foram legalizados em favor dos respectivos posseiros.
Em 1936, Barra do Jacaré transformou-se num pequeno povoado, contando com a construção de uma rudimentar capela, em terreno doado por Jacynto Cândido Lopes, filho de José Pedro Lopes.
A denominação Barra do Jacaré, deve-se ao fato de que o município limita-se com Santo Antônio da Platina, através do rio Jacaré, em toda a sua extensão.
Fonte: Prefeitura Municipal.