Quem visita Campo Mourão tem acesso a boa estrutura de atendimento em hotéis e restaurantes. Próximo à cidade, pousadas e parques ecológicos complementam esta paisagem pronta para receber gente de todas as partes do mundo, na rota do Mercosul. Além disso, importantes festas gastronômicas como o Costelão de São José e a Porco Fest fortalecem o turismo regional, além da grande Festa Nacional do Carneiro no Buraco que conquistou o Brasil.

Entre os locais para visitar está o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Estação da Luz, Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, Calçadão Santuário Nossa Senhora Aparecida – Vila Urupês, Teatro Municipal, Parque Estadual Lago Azul – Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado, entre outros pontos.

Ainda nesta área, Campo Mourão foi contemplado com a 1ª Comenda do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) e recebeu os selos de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo , e o de Município engajado no Programa de Melhoria da Qualidade do Produto Turístico Brasileiro, conferidos pelo Ministério do Esporte e Turismo e pela EMBRATUR.

A Festa Nacional do Carneiro no Buraco foi contemplada como evento do ano, recebendo o troféu Cataratas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-PR). Estas premiações são conferidas anualmente aos municípios brasileiros eleitos pelo Programa Nacional de Municipalização do Turismo, que possuem legislação ou programas específicos, com objetivos definidos e ordenados, relacionados ao envolvimento do cidadão e à limpeza urbana.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia ligada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, incluiu Campo Mourão na categoria de Município Turístico (MT). A avaliação considera um conjunto de fatores e variáveis abrangentes de características físico-geográficas, histórico-culturais e econômicos. Também foi levando em conta a inclusão de Campo Mourão no Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT).

De conformidade com Lei Municipal, Campo Mourão comemora no dia 20 de abril, O Dia Municipal do Turismo, onde são realizadas atividades alusivas a data. Recentemente, Campo Mourão participou de todas as etapas do Programa de Regionalização do Turismo no Paraná promovido pela Paraná Turismo, juntamente com o governo do Estado.

Conheça algumas da atrações turísticas de Campo Mourão:
A área urbana de Campo Mourão, intensamente arborizada, conta com diversos Parques e Praças, enquanto os diversos atrativos naturais, na área rural, indicam a grande potencialidade regional para esportes de aventura e o ecoturismo. Variados roteiros turísticos começam a ser estruturados, contudo, poucos já estão abertos a visitação. Dentre estas se destacam as unidades de conservação: Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira – Parque do Lago, a Estação Ecológica do Cerrado, o Parque Estadual Lago Azul, Parque Municipal Parigot de Souza e o Parque das Torres.

Parque Estadual Lago Azul
A história do Parque Estadual Lago Azul está intimamente relacionada com o processo de implantação da Central Hidrelétrica Mourão, idealizada com a finalidade de atender ao grande desenvolvimento de algumas localidades situadas no Norte do Paraná. Sua origem data o ano de 1949 quando o Governo do Estado solicitou ao Governo Federal a concessão para o aproveitamento da energia hidráulica do Rio Mourão. Essa solicitação era para promover um aproveitamento progressivo da potencialidade do Rio Mourão, a partir do Salto São João, denominação que o empreendimento teve à época.

Mesmo com os prejuízos ao meio ambiente decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica Mourão, o seu reservatório bem como seu entorno, passaram a constituir-se em um patrimônio natural de grande potencial turístico e de recreação para a região.

Preocupados com esses problemas os municípios e instituições públicas e privadas, envolvidos direta ou indiretamente com o Lago Azul, desde décadas passadas têm levado a várias iniciativas no sentido da conservação e do uso mais racional dos recursos naturais do lago e do seu entorno.

Ao longo das décadas seguintes as preocupações continuam e com o apelo da sociedade tem-se a criação do Parque Estadual Lago Azul, concretizado pelo Decreto nº 3.256 de 30 de junho de 1997 com uma área de 1.837,959 ha, localizada nos municípios de Campo Mourão e Luiziana.

A Unidade de Conservação é uma zona de transição de florestas, fica dentro da área da Usina Mourão. A área do Parque tem o tamanho de quase dois mil campos de futebol e é formada por dois tipos de floresta: a estacional semidecidual, onde predominam espécies como perobas, cedros e ipês; e a floresta ombrófila mista, reino da araucária e espécies a ela associadas.

Atrações Culturais
Diversos são os tipos de atrações culturais de Campo Mourão, englobando todos os tipos de atrativos da classificação do Ministério do Turismo (2006): Sítios históricos, Edificações, Obras de Arte, Instituições Culturais, Festas e Celebrações, Gastronomia Típica, Artesanato, Dança e Musica, Feiras e Mercados, Sabores e Fazeres.

Fonte: Prefeitura Municipal / AEN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.