Ícone do site Paraná Turismo

CAPANEMA

Capanema recebeu este nome em homenagem ao advogado Barão de Capanema, isso por ter ajudado no conflito entre Brasil e Argentina, quando disputavam região de terras denominadas da região da Palmas.

Em 5 de fevereiro de 1885, por decisão do Presidente Grower Cleveland dos Estados Unidos, a região de conflito entre a Argentina e o Brasil, que perfaz o Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, passa a pertencer definitivamente ao território brasileiro.

O modo pelo qual foi ocupada a região deu margem a inúmeros conflitos, pois a ocupação das terras foi levada a efeito sem maiores preocupações com a legitimidade de sua posse e domínio.

Assim, as companhias de colonização lançaram-se a uma desenfreada venda de terras dando origem a superposições de títulos com posse efetiva de posseiros, gerando os intensos conflitos que tiveram apses em 1957, com a revolta geral no Sudoeste Paranaense.

Diante de tais fatos entrou em ação o GETSOP, com a finalidade de resolver os conflitos, legitimar posse de terras numa extensa área ao sul do Rio Iguaçu, glebas denominadas de Missões e Chopin. Compreendendo parte dos municípios de Capanema, Pérola do Oeste, Santo Antônio, Barracão, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Planalto e totalmente os de Ampére, Realeza e Verê, foram cancelados os títulos anteriores sobre os quais pairavam dúvidas, tendo sido feita pela GETSOP a expedição de títulos aos posseiros.Assim acalmaram-se os ânimos numa extensa área do Sudoeste. Mais tarde o governo declara zona prioritária para fins de reforma agrária. O INCRA solucionou a problemática da posse de terras e de sua respectiva titulação.

Por volta de 1950, foi que surgiram as primeiras correntes imigratórias predominantes de origem alemã e italiana, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Chegando aqui deram início a um pequeno povoado que hoje é Capanema. Os primeiros desbravadores que aqui chegaram: Leopoldo Kreutz, Luiz Dariva, Ângelo Martinello, José Scherer, Leonel Domênio Peraro, Luiz Zotti, Otávio Kissner, Ernesto Alfred Thiel, Tranqüilo Visol, Atílio Pompermaier, Antônio Tochetto, João Américo e Vitório Paiva e outros.

O município de Capanema foi desmembrado do Município de Clevelândia pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951 e elevado à categoria de município com instalação definitiva em 14 de dezembro de 1952. Ainda em novembro de 1952 realizou-se a 1º eleição para o cargo de Prefeito Municipal sendo eleito o Senhor Otávio Francisco de Mattos com 44 votos.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Capanema:

Foto: Arquivo AEN

TRILHAS E CACHOEIRAS
A preservação do meio ambiente e as características físicas da região fazem de Capanema um lugar ideal para os adeptos do turismo da natureza. As principais trilhas estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, sendo que algumas delas vão ao encontro de exuberantes cachoeiras, porém, pode-se encontrar trilhas ecológicas em alguns balneários e no Parque de Exposições do município.

PRODUTOS ORGÂNICOS
Capanema é conhecida como a Terra do Melado, onde da cana-de-açúcar extrai produtos de excelente qualidade como o melado, açúcar mascavo, cachaça e muito mais.

TURISMO DE AVENTURA
Em Capanema, o turista pode praticar atividades como rafting, caiaque, tirolesa e muito mais.

Foto: Arquivo AEN

SALTO RIO SILVA JARDIM
O passeio inicia-se por barco via Rio Iguaçu, adentrando no Parque Nacional do Iguaçu, onde se navega nas águas do charmoso Rio Silva Jardim. O trajeto de barco tem duração de cerca de 30 minutos e os acessos mais próximos são pelos Balneários Wesling e Gavião Macaco.

O turista desembarca e caminha em uma trilha de 1.800 metros que termina no exuberante Salto do Rio Silva Jardim.

ILHA DO SOL
Possui ótima estrutura para atender o turista. Nela são oferecidos cafés da manhã, almoço ou lanches para o turista se deliciar enquanto desfruta dos encantos locais, além da possibilidade de caminhar por trilhas ecológicas e contemplar a exuberância da flora e da fauna existente no local. É possível até mesmo pernoitar na Ilha.

TRILHA DA TAQUARA
A Trilha da Taquara está localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Possui um percurso com cerca de 800 metros, onde o turista tem o contato direto com a natureza, avistando, tocando e sentindo os encantos da Mata Atlântica.

ILHA DO CAVALO
Localizada nas proximidades da Trilha da Taquara, possibilitando ao turista realizar a visita aos dois pontos turísticos em apenas um passeio. É habitada por animais como capivaras, veados, cotias, antas, felinos e aves de diversas espécies. O local também conta com três lagoas naturais com presença de jacarés, e ainda um significativo remanescente florestal de Mata Atlântica.

CORREDEIRAS DO SALTO FARADAY

FEIRAS E FESTAS
Capanema tem uma agenda repleta de festividades. Entre elas estão: Feira do Melado, realizada a cada dois anos no mês de agosto. O evento envolve diversidade de shows artísticos, expositores de todas os ramos e gastronomia variada. A Festa do Carneiro, é um evento gastronômico que acontece anualmente. A disputa pelos prêmios de melhor carneiro envolve competidores que inovam no tempero e nas formas de preparo e procuram fazer o melhor carneiro assado. Kerb Fest, uma das melhores festas típicas Alemã do Paraná. O evento é prestigiado por milhares de pessoas de toda a região e fora dela e seus principais atrativos residem na diversidade de bandas, no concurso do chopp em metro, na culinária típica e muita diversão.

MOINHO
Com mais de 50 anos de existência, o tradicional moinho de pedra está localizado próximo ao correio e preserva até hoje a forma tradicional de moer grãos orgânicos na pedra.

Fonte: Prefeitura Municipal / Arquivo AEN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile