Victória Falls e Iguaçu selam troca de conhecimentos

O Parque Nacional do Iguaçu realizou um intercâmbio cultural com o Parque Nacional de Victória Falls, por meio do chefe desse, Edmore Ngosi, nesta terça-feira, 29 de abril. O representante da unidade de conservação africana trocou experiências com os participantes no auditório do lado brasileiro do parque. O evento contou com tradução simultânea do inglês para o português e do português para o inglês.

Diversos questionamentos foram apresentados a Edmore Ngosi, que de modo atencioso respondeu e estimulou o debate entre os presentes. Para ele, há muito para ser feito em Victória Falls. “O Parque Nacional do Iguaçu reforçou sua referência pra nós. Vi um parque muito bem cuidado, muito bem preservado, e um excelente atendimento. Nós estamos caminhando, estamos melhorando, mas ainda sabemos que precisamos desenvolver muito mais”, afirmou.

Jorge Pegoraro, anfitrião do evento, aprovou a troca de informações entre os parques. “Hoje, estamos realizando um intercâmbio cultural e ambiental. Precisamos mais ações destas para aprendermos e crescermos juntos.”

Durante a palestra, surgiu a ideia de expandir a troca de conhecimentos de forma sistemática entre três parques conhecidos mundialmente: Niagara Falls (Estados Unidos e Canadá), Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) e Victória Falls (Zimbábue e Zâmbia). A proposta teve a simpatia dos dois chefes de parques presentes.

Curiosidades – Victória Falls são as mais altas quedas d’água do mundo e estão situadas no Rio Zambeze, que faz fronteira com a Zâmbia e o Zimbábue. Possuem cerca de 1,5 quilômetro de largura e altura máxima de 128 metros. Esse espetáculo da natureza está localizado dentro do Parque Nacional de Victória Falls. O parque é binacional, pois abrange o Zimbábue e a Zâmbia, no continente africano.

A unidade de conservação é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O Parque Nacional Victória Falls possui muitas singularidades da fauna e da flora africana. Em 2013, 233.709 pessoas visitaram o atrativo para conhecer ou revisitar essas curiosidades. Lá é possível encontrar com facilidade e em grande quantidade animais como elefantes, búfalos, zebras, porcos-do-mato, girafas e hipopótamos.

Se aqui nós temos a Garganta do Diabo, maior fluxo de quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, lá eles têm a piscina natural chamada de Piscina do Diabo. O atração fica a mais de cem metros de altura e é considerada uma aventura gratificante e ao mesmo tempo assustadora. É possível tomar banho nesse local apenas entre os meses de setembro e dezembro, quando as chuvas diminuem e o nível de água fica mais baixo.

Fonte: Cataratas S/A.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.