Duas regiões que oferecem muitos atrativos aos visitantes. As famosas cachoeiras de Prudentópolis e as belezas naturais de União da Vitória, além das ofertas gastronômicas, o artesanato, os templos religiosos das etnias são alguns dos destaques da região Terra dos Pinheirais. No Vale do Ivaí, os lagos (formados pelas represas do Rio Iguaçu) são um convite para o lazer e esportes náuticos. Tem ainda as fontes de água hidrotermal, o cultivo da uva e o Marco Divisório do Paraná, Santa Catarina e Argentina.

Programe a sua viagem e curta com a família, o muito que o nosso Paraná proporciona em lazer, diversão, histórica e alegria.

TERRA DOS PINHEIRAIS
Localizada no centro-sul do Paraná, é uma região privilegiada com densas florestas de araucária, clima temperado, rios caudalosos e cultura rica e diversificada. Seu relevo propiciou a formação das famosas Cachoeiras em Prudentópolis e União da Vitória.

Podem ser apreciadas as belezas naturais e ainda é possível conhecer as culturas ucraniana, polonesa, italiana e alemã que marcam a história e o cotidiano de seu povo, com destaque para a saborosa gastronomia, o artesanato refinado, a dança, a música, a rica arquitetura, além do vinho de amora, novidade nacional.

Os templos religiosos destas etnias justificam, por si só, uma viagem à região, assim como os diversificados eventos culturais e agroindustriais e as fontes de água sulfurosa.

VALE DO IVAÍ
Região marcada por agroindústrias, pelas reservas de Araucária, pelo clima frio e pelas represas do Rio Iguaçu, que formam lagos propícios para o lazer e esportes náuticos. É privilegiada também pela presença de reservas indígenas, por fontes de água hidrotermal – com destaque para as águas do Verê – e pelo cultivo da uva, responsável pela presença de vinícolas e realização de festas gastronômicas.

Além das hidrelétricas, a presença do Rio Iguaçu é também marcante pelo início do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Capanema, onde um roteiro rural está estruturado.

Destacam-se ainda na sua paisagem bucólica, os Campos de Palmas com usinas eólicas e o Marco Divisório entre Paraná, Santa Catarina e Argentina, em Barracão, além do Museu do Iguaçu em Reserva do Iguaçu.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.