A história de Cruzeiro do Sul liga-se a de Nova Esperança e, um pouco mais remotamente à de Mandaguari que foi a “mater” prodigiosa de onde surgiram em breves anos, nada menos de dez municípios autônomos.
Em 1952 a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, antiga Companhia de Terras Norte do Paraná, iniciou a divisão em “datas” de uma grande área de terras de sua propriedade, com o fim de formar um patrimônio, no local onde hoje se encontra a sede municipal de Cruzeiro do Sul.
Feito o loteamento da gleba a Companhia de Terras Norte do Paraná começou a vender “datas” a diversos interessados em estabelecer-se na localidade.
Os primeiros que se fixaram no patrimônio foram: Alipio Gomes de Azevedo, Antonio Sarrão e Manoel Garrote, que promoveram as derrubadas iniciais e construiram os primeiros ranchos. Um mês depois de concluida as primeiras obras, chegaram à localidade Francisco Garcia Domingos, José Argentão, Jorge Duarte Cantele, sendo este o primeiro prefeito da cidade e alguns outros.
Este grupo de povoadores deu em pouco tempo notável progresso ao patrimônio. Tanto assim que dois anos após, por Lei de Nº 29 de 05 de maio de 1954, Cruzeiro do Sul foi elevado a categoria de Distrito.
Um ano depois pela Lei Estadual Nº 2 548 de 26 de dezembro de 1955 o governo do estado criou o município de Cruzeiro do Sul, desdobrado do território de Nova Esperança que, por sua vez, foi desmenbrado de Mandaguari.