Para o Ministério do Turismo, o turismo religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O Turismo Religioso está relacionado à religiões institucionalizadas tais como as afro-brasileiras, espírita, protestantes, católica, as de origem oriental, compostas de doutrinas, hierarquias, estruturas, templos, rituais e sacerdócio. A busca espiritual e a prática religiosa, nesse caso, caracterizam-se, entre outros aspectos, pelo deslocamento a espaços e eventos para fins de realização de peregrinações e romarias, participação em retiros espirituais e em comemorações religiosas e contemplação de apresentações artísticas de caráter religioso.
Segundo dados do Ministério do Turismo, as viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 17 milhões de peregrinos em 2014 e a cada ano o turismo brasileiro apresenta números mais expressivos em relação ao segmento religioso.Em 2015 foram realizados diversos seminários abordando o Turismo Religioso no Paraná nos principais Santuários do estado.
Com o objetivo de capacitar pessoas para atuarem no atendimento receptivo em atrativos religiosos, e dando continuidade as ações de 2015, a autarquia Paraná Turismo, a Fecomércio, o SENAC/PR e a CNBB/ Pastoral do Turismo realizaram em conjunto o curso de Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso em cinco cidades de diferentes regiões do Paraná contemplando 145 alunos de diversas paróquias e santuários.
Os conteúdos trabalhados abrangeram conhecimentos introdutório do Turismo (como mercado turístico, perfil do turista, oferta e demanda) além de outros assuntos, como: Legislação aplicada, planejamento e organização (políticas públicas, parcerias, regionalização), desenvolvimento sustentável do turismo (segmento turismo religioso), patrimônio religioso no turismo, eventos e atrativos regionais e locais.
O curso em Lunardelli, da região de Ivaiporã, foi o primeiro realizado, entre os dias 25 de abril e 12 maio, com 26 alunos aprovados. Segundo os participantes, as aulas foram muito proveitosas e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o Santuário de Lunardelli.
Piraí do Sul, da região de Castro, foi o segundo curso a ser realizado entre os dias 09 e 19 de maio. Foram ao todo 30 alunos aprovados. Segundo Pe. Evandro Braun, houve momentos que possibilitaram discussões e reflexões acerca do Turismo e o Santuário de Piraí do Sul. No geral, o curso agradou aos participantes.
A terceira cidade a receber o curso, entre os dias 21 de maio e 30 de julho foi Campo Mourão. Ao final, 21 alunos foram aprovados e destes, oito já atuam no Turismo Religioso – cinco deles na Rota da Fé e três nas festas religiosas da Igrejá Ucrânia). Os outros participantes são motivadores no Turismo religioso.
Paranaguá foi o quarto município a receber o curso que ocorreu entre os dias 15 e 26 de agosto. Foram aprovados 24 alunos ao final de um curso que despertou nos participantes a vontade de estar sempre buscando novas capacitações para melhor atender aos peregrinos.
Jacarezinho foi a quinta cidade – e última dessa etapa— a receber o curso de Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso, com 31 alunos aprovados ao final. As aulas ocorreram de 20 a 28 de agosto. Participaram alunos de Jacarezinho, Ibaiti, Bandeirantes, Tomazina, Arapoti e Siqueira Campos.
Ao final desta etapa, pudemos perceber a existência de demanda para segunda edição do curso, pois diversos gestores dos santuários informaram que os alunos estavam motivados para mais cursos e viagens para adquirir mais conhecimentos acerca do Turismo. Dessa forma, há a possibilidade de ampliar a oferta de cursos para municípios com vocação para turismo religioso. Uma sugestão levantada pelo gestor de Paranaguá, Adan Carlos Silva, é a criação de uma rota entre os santuários, para que haja mais comunicação e apoio para desenvolvimento do turismo local.
Sendo o Turismo Religioso um segmento em crescimento no Paraná, com mais municípios buscando desenvolver seus atrativos e equipamentos ligados ao Turismo Religioso, devemos buscar seu fortalecimento. Dando continuidade a parcerias já estabelecidas entre Paraná Turismo, a Fecomércio, o SENAC/PR e a CNBB/ Pastoral do Turismo, pretende-se ofertar mais cursos de Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso.
Fonte: Governo do Paraná.