A diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, e técnicos da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo participaram de reunião com os consultores contratados pelo Ministério do Turismo para elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil. O encontro teve o objetivo de fazer um diagnóstico das ofertas e demandas turísticas no Paraná e aconteceu na sede do Sebrae, em Curitiba.
As informações coletadas serão utilizadas na formulação do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil, que será lançado ainda este ano, durante a 42ª Abav Expo Internacional de Turismo realizada no mês de setembro em São Paulo.
De acordo com Juliana Vosnika, a reunião com os consultores do Ministério do Turismo foi produtiva. “Os dados coletados no Paraná serão analisados e se transformarão em proposições para o Governo Federal. O plano estratégico deve alinhar a divulgação de roteiros e produtos turísticos em todo o país”, explicou.
Juliana destacou as potencialidades do turismo no Paraná com opções de diversos segmentos. “O Paraná possui 14 regiões turísticas e oferecemos destinos com produtos e roteiros culturais, ecoturismo, de aventura, rural, sol e praia e negócios e eventos. Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral e a região dos Campos Gerais são alguns exemplos de destinos indutores, além de Londrina, Maringá e Cascavel, que possuem atrativos segmentados como o agronegócio e o turismo de compras”, afirmou.
Segundo o consultor Richard Alves, a proposta é promover um amplo diagnóstico da oferta, promoção e demanda nos 26 estados e no Distrito Federal. “Este trabalho resultará no alinhamento e desenvolvimento de ações integradas que envolvam o Ministério, estados e municípios”. Richard mostrou satisfação com o trabalho desenvolvido no Estado. “O Paraná já saiu na frente de muitos estados, pois desde 2008 já tem um Lei Estadual de Turismo”, disse.
Fonte: Governo do Estado.