Entre os temas debatidos estavam leis de incentivo, o Programa Talento Olímpico do Paraná – que concede 1,6 mil bolsas a atletas e técnicos – as arenas multiuso, projeto lançado recentemente pela Secretaria do Esporte e do Turismo para atender municípios com campos de grama sintética, e o programa Nota Paraná, que também beneficia entidades esportivas sem fins lucrativos.
O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, destacou os avanços dos dois setores no Estado, graças, segundo ele, também ao comprometimento dos gestores locais.
“Hoje o Paraná é destaque nacional nas áreas do esporte e do turismo e grande parte disso devemos aos gestores. Estamos realizando estes encontros por todo o Estado com o principal objetivo de mostrar a importância do esporte e do turismo na sociedade. Queremos que estas palestras capacitem e incentivem cada vez mais estas duas áreas nos pequenos, médios e grandes municípios”, afirmou.
O presidente da autarquia Paraná Turismo, Jacó Garcia Gimennes, destacou a importância dos encontros regionais. “Com a promoção de eventos como este, o Estado fomenta e debate cada vez mais o esporte e o turismo no Paraná. Essas reuniões são excelentes porque dão aos prefeitos e gestores a oportunidade de se capacitar para avançar nestas duas áreas”, destacou Jacó.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Antonio Eduardo Branco, destacou a parceria com o Governo Estadual.
“Hoje o Conselho tem uma parceria de muito sucesso com a secretaria do Esporte e do Turismo. Estivemos juntos em eventos importantes como o projeto Verão Paraná. Acredito que essas capacitações são importantes também para a formação de bons profissionais”, destacou Branco.
Também participaram do encontro a coordenadora do Programa Nota Paraná da Receita Estadual, Marta Gambini, e o pesquisador e docente de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Décio Roberto Calegari.
O evento foi promovido pela Secretaria do Esporte e do Turismo, em parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Rede de Turismo Regional, Colégio Adventista de Maringá, Conselho Regional de Educação Física do Paraná, Maringá Convention & Visitors Bureau e Associação Comercial de Maringá.
Fonte: Governo do Paraná.