Flor da Serra do Sul está localizado no centro da Mesorregião do Sudoeste do Paraná.
Flor da Serra do Sul tem crescido muito nestes últimos anos. A administração municipal tem investido fortemente em recursos no setor de indústria e comércio local e no setor terciário, gerando emprego a população.
Em geral percebe se que o município tem um grande potencial embora sua distancia da capital e dos municípios maiores seja enorme, Flor da Serra sofre ainda com a situação geográfica, pois parte da população urbana reside em território catarinense e o município não recebe impostos nem assistência do governo, isso gera gastos que não são revertidos em impostos.
Flor da Serra do Sul é, não só de emancipação recente, mas também de formação das mais recentes do Sudoeste. Só em 1950 é que chegou ao local do futuro município o seu primeiro morador.
As Primeiras casas eram de madeira de pinho lascada e a agricultura incipiente, voltada para o consumo, ante as dificuldades de transporte para outros centros. E ainda nos meados da década de 1960, o extrativismo do pinhão proporcionava importante fonte de renda.
As primeiras atividades comerciais surgiram também na década de 60, como a selaria do Sr. Teófilo Vestruk, o hotel do Sr. Cristiano Bender, a rodoviária de propriedade do Sr. Antonio Leal Gross e o comércio de secos e molhados do Sr. Hermínio Perondi.
Conta a tradição, que o nome do lugar surgiu em meio às conversas e cantorias dos conhecidos repentes da cultura rio-grandense, entre moradores do lugar e viajantes que se reuniam no estabelecimento de Lídio Martins, louvando o lugar como uma verdadeira “Flor da Serra”. O Acréscimo “do Sul” veio com os tramites legais para a emancipação que ocorreu em Março de 1992 e instalado em 01/01/1993.
Criado através da Lei Estadual nº 9.300, de 18 de junho de 1990, foi desmembrado de Salgado Filho, Marmeleiro e Barracão. Na quarta gestão administrativa, Flor da Serra do Sul é hoje um município que conta com toda infraestrutura para atender a comunidade local em seus anseios. Também é, além de belo, formado por um povo honesto e batalhador, uma das cidades que desponta com maior potencial de crescimento na região do Sudoeste do Paraná.