Ícone do site Paraná Turismo

FOZ DO JORDÃO

As origens históricas do Município de Foz do Jordão nos levam a desvendar o segredo de Segredo, a povoação que deu origem ao atual município. Os padres jesuítas, em fuga dos predadores de índios, passaram pelo atual sítio de Foz do Jordão, em torno de 1628 e 1630, surgindo uma lenda sobre tesouros ocultos. Posteriormente, a partir da expedição militar de Cândido de Almeida Souza, em 9 de setembro de 1770, foi feito o reconhecimento da desembocadura do Rio Capivarussu (hoje Rio Jordão). No sítio formou-se o Distrito de Segredo, fundaram a fortaleza de Nossa Senhora do Carmo.

Segundo antigos relatos, Segredo era local de passagem, onde os viajantes pernoitavam para seguir viagem. Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes: O rio Jordão era chamado pelos nativos de Goio quimim. Em uma das expedições exploratórias à região, várias pessoas, inclusive o tenente-coronel Afonso Botelho, caíram acidentalmente na água, ficando o rio então chamado de Jordão pelos muitos que nele foram batizados contra o seu gosto (comparando com o bíblico Jordão, onde Jesus Cristo foi batizado), fato esse ocorrido no dia 15 de dezembro de 1771.

É muito rico o achado arqueológico do município, especialmente do que está situado junto à foz do Córrego Passado do Aterrado. Em 1956, um grupo americano liderado por Frederic Lutcher Brown, instalou às margens do Rio Jordão uma fábrica de pasta de papel, uma usina hidrelétrica, um aeroporto e instalações adequadas. Foi um grande impulso para a economia de Segredo, que viveu altos e baixos com esta companhia.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Foz do Jordão:

Pesqueiro Pousada das Palmeiras
Para quem gosta de natureza, o Pesqueiro Pousada das Palmeiras tem piscinas e flutuantes (para pesca noturna), hospedagem, restaurante e lanchonete. O ingresso é agendado e pago.

Recanto do Repolho
Cultura, esportes, eventos. Tem de tudo no Recanto do Repolho. De iniciativa privada, o espaço oferece piscinas com água mineral, pesca, canoagem, campo de futebol e salão de festas. A infraestrutura inclui lanchonetes e restaurantes, além de facilidades para pessoas com deficiências.

Mirante da Barragem (desvio do Rio Jordão)
Dedicado à observação, o Mirante da Barragem oferece uma visão privilegiada da Usina Hidrelétrica Derivação do Rio Jordão. O acesso ao local é por uma trilha não pavimentada, de 100 metros e grau de dificuldade leve.

Termas de São Francisco
A delícia e o poder das águas são o carro-chefe das Termas de São Francisco. Aquecidas naturalmente e com propriedades medicinais, elas podem ser experimentadas nas piscinas e nas casas de banho com banheiras individuais para imersão.

O local oferece ainda campo de futebol e área de camping. A entrada é paga, mas não precisa ser agendada.

Festa do Padroeiro
A festa de São Pedro Apóstolo, Padroeiro de Foz do Jordão (29/06), é a mais importante do município. Desde 1964, a data é comemorada com comidas e bebidas típicas juninas, quadrilhas e jogos como pescaria e bingo.

Cultura
A cidade tem auditório, biblioteca pública e o Centro Cultural/Casa da Cultura. Há ainda outros espaços para atividades culturais, como a Praça da Bíblia.

Gastronomia
Quando estiver em Foz do Jordão, não deixe de provar a gostosa sopa de lambari, receita típica do município. Mas a lista de sabores é extensa e oferecida em bares, restaurantes, lanchonetes e confeitarias.

Cachoeira do Orlando.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile