O Governo do Paraná estuda a elaboração de um planejamento de desenvolvimento sustentável para nove municípios da região norte do Estado. O assunto foi tema de reunião nessa semana entre o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, representantes da Duke Energy, que terá parceria com a iniciativa privada e com o programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas.
O plano abrange os municípios de Centenário do Sul, Itaguajé, Inajá, Jardim Olinda, Lupionópolis, Paranapoema, Porecatu, Santa Inês e Santo Inácio. Entre as ações está o levantamento das oportunidades de parcerias para o estímulo ao turismo sustentável na região (rural, religioso, histórico, de esportes náuticos), ao arranjos produtivos de pesca e a educação profissionalizante para formação de mão de obra local. As cidades são lindeiras ao lago da Usina Hidrelétrica de Taquaruçu, concessão da Duke Energy.
O secretário Silvio Barros explica que o projeto inovador tem o objetivo principal de assegurar o desenvolvimento sustentável da região com a criação de novas oportunidades, qualificação da mão de obra e estímulo aos comerciantes, moradores e empresários. “A parceria com a iniciativa privada e com os municípios é fundamental para o sucesso do projeto”, afirma.
Foram também levantadas questões relativas à participação da Duke Energy na iniciativa, uma vez que estudos do Ipardes apontam para um cenário de fragilidades socio-ambientais e significativo decréscimo da atividade econômica da região um pouco maior do que a média do Estado, possivelmente face ao impacto causado pela formação do lago da usina no final da década de 80.
A projeção dos dados, segundo o presidente do Ipardes, Julio Suzuki Jr, sinalizam a diminuição de metade da população de alguns daqueles municípios na próxima década, principalmente por falta de opção de trabalho e baixa renda.
A representante do Programa Cidades no Brasil, Rosane de Souza, explica que os municípios já estão organizados em consórcio para facilitar a captação recursos. “Ao buscar as parcerias multissetoriais para o projeto inovador, o Programa Cidades ajuda a criar um ambiente colaborativo. A sinergia e a convergências das ações propiciam alavancar projetos estruturantes e significativos para o desenvolvimento da região e, com isso, trabalhar para que esses municípios sejam resilientes e se adaptem mais facilmente às mudanças necessárias”, destaca.
Os representantes da diretoria de operações e meio ambiente Duke Energy, Carlos Alberto Dias Costa e Miguel Conrado Filho, adiantaram que a empresa iniciará nos próximos meses a repotenciação da UHE Capivara, vizinha à região, que irá criar empregos e movimentar a economia regional durante o período de obras.
Fonte: Governo do Paraná.