Integraram a comitiva o cônsul geral em São Paulo, Ricardo Martínez Vásquez; a conselheira de Turismo, Elvira Marcos Salazar; o conselheiro de Informação e Imprensa, Javier Molina Martínez; o cônsul honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando Gordo, e o diretor do Instituto Cervantes no Brasil, Pedro Eusébio Cuesta. Eles foram recebidos pelo secretário estadual da Comunicação Social, Marcelo Cattani; pelo coordenador geral da Copa 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha; a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, e a assessora do Turismo, Eliane Sanchez.
“Esta ligação abre uma janela de oportunidades para a Espanha e o Estado do Paraná, não só para a Copa do Mundo mas para uma continuidade de ações”, disse o cônsul geral. Ele explicou que nos dias 17 e 18 de março será dado início a uma série de promoções em Curitiba, visando uma maior divulgação dos laços de amizade entre Espanha e Brasil, principalmente com foco no estado do Paraná.
TURISMO – Existe um grande interesse da Espanha em atuar nos eventos turísticos, segundo a conselheira do turismo espanhol, Elvira Salazar. “Criamos o projeto Espanha e Brasil unidos pelo futebol, pelo qual os brasileiros irão ao nosso país para mostrar um pouco da experiência de ter conquistado cinco copas do mundo”, ressaltou Elvira. “Inicialmente este projeto está voltado para as cidades de São Paulo e Curitiba, mas está aberto para a inclusão de outras cidades”, afirmou.
A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, disse que a ideia é aproveitar a vinda da seleção da Espanha para potencializar ainda mais o turismo local e do Estado. “Temos a Espanha como um exemplo na área do turismo, pois o país soube aproveitar seu potencial para divulgar a sua marca e é hoje um dos países mais visitados do mundo”, afirmou Juliana. Ela disse que a Paraná Turismo está negociando a vinda de um navio de cruzeiro espanhol para o Porto de Paranaguá, o que deverá acontecer em breve.
“Curitiba é uma cidade muito agradável para bem receber o turista, é uma cidade que foi projetada para o turismo”, lembrou o secretário Marcelo Cattani, que destacou que um dos principais pontos de referência de eventos e gastronomia é a Praça Espanha. “O Governo do Paraná realiza um trabalho integrado com todas as prefeituras, podendo intensificar as parcerias, além da capital, com o interior paranaense”, afirmou o secretário.
O coordenador geral da Copa do Mundo FIFA 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, ressaltou a importância da Espanha ficar no CT do Caju. “É um local que garante privacidade e segurança, além de manter todos os equipamentos necessários para uma boa preparação física e técnica”, destacou. O coordenador também informou sobre as ações de preparativos para a Copa nas nas áreas da saúde, meio ambiente, segurança e ação social.