Em 29 de abril de 1771, deu-se a solenidade de fundação da vila e como primeiro ato a celebração da Santa Missa.

Suas principais atividades econômicas são a pesca, agricultura e o turismo.

Por volta do ano 1000, chegaram à região tribos do tronco linguístico tupi procedentes da Amazônia que expulsaram os povos que a habitavam, os tapuias, para o interior do continente. No século XVI, quando chegaram os primeiros navegadores europeus à região, a mesma estava ocupada por uma dessas tribos do tronco linguístico tupi: a dos carijós.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Guaratuba:

Praça Coronel Alexandre Mafra
Antiga Praça da Matriz que leva o nome de  Alexandre da Silva Mafra que por mais de uma vez foi Prefeito Municipal. É ladeada por diversas construções coloniais remanescentes e desempenha importante papel social na cidade. Possui frondosas árvores, bancos hospitaleiros, lojas comerciais ao seu redor, servindo também como sede da feirinha livre onde são comercializados produtos artesanais.

Largo de Nossa Senhora de Lourdes – Fonte do Itororó
Localizada no Morro do Espia Barco, esta fonte de água pura e cristalina, segundo conta a lenda, tem poderes milagrosos. A FONTE DA SANTA tem um significado especial para o município, que até  1974, abasteceu a cidade. Possui este largo uma Imagem de Nossa Senhora de Lourdes e, diversas placas na capela que protege a imagem, atestam vários pedidos e graças alcançadas. O local é agradável, possui uma Praça com bancos para descanso, ladeadas por árvores seculares, além de uma bonita e agradável paisagem.

Praias
Guaratuba  conta  com  inúmeras belas praias  num  total de 22 km de extensão.

Ferry-boat
Foto: Peter Sprengel
A travessia da baía de Guaratuba, feita pelos ferry-boat, constitui uma atração  a  parte. O passeio tem a duração de cerca de 15 minutos e é feito durante as 24 horas do dia.

Baía de Guaratuba
A Baía de Guaratuba é um santuário ecológico com inúmeras ilhas, mangues e rios, excelente para a prática de esportes aquáticos como jet-ski,  Wind surf, ski aquático, náutica, pesca, mergulho. Paisagem privilegiada que pode ser vista num passeio de barco ou na travessia do ferry-boat. No entardecer um pôr do sol maravilhoso, tendo ao fundo a Serra do Mar e seus contornos. Um espetáculo digno da natureza. Sua área total equivale a 5.000 campos de futebol, é considerada uma das mais belas do mundo. Possui um restaurante flutuante e outro fixo em uma das suas ilhas, onde os visitantes podem degustar variados pratos a base de frutos do mar, como as ostras cultivadas no local.

Lagoa do Parado
Localizada  na  margem  esquerda  do Rio Cubatãozinho. Criadouro natural, abundante em peixes e nas margens podemos encontrar capivaras, veados, jacaré e o pássaro raro, descoberto em 2002, o Macuquinho   do  Brejo. O acesso é feito através de barco, e demora cerca de 1 hora. Abundante em caxeta, madeira  leve muito explorada  em décadas passadas. A lagoa em época de seca se divide, formando a Lagoa das Onças e a Lagoa Baguary. Possui 5 km de comprimento por 3km de largura.

Salto do Parati
Pouco conhecido até mesmo pela população do município. O acesso ao Salto do Parati é feito de barco até o local denominado “porto”, caminhada de 35 minutos por uma trilha junto a mata Atlântica. O barco sai do centro da cidade, Baía de Guaratuba, passando por vários rios que deságuam na própria Baía. O caminho é cercado de vegetação típicas do litoral com curvas e subidas que tornam o passeio mais emocionante e agradável para quem curte estar junto a natureza. Por todo o trajeto, a vista privilegiada da serra do mar, surge como um atrativo a mais. No salto, um banho na lagoa formada pelas águas que descem pelas pedras e um merecido descanso ao som dos cantos dos pássaros, apreciando as belezas que só a natureza nos reserva.

Sambaquis
Nome indígena dado a depósitos antiqüíssimos constituídos de montões de conchas, restos de cozinha e de esqueletos humanos, acumulados por tribos indígenas que habitaram o litoral americano em período pré-histórico. São encontrados na costa, nas ilhas, e nas  margens de lagoas e de rios. No município ocorre um dos maiores registros de Sambaquis, tanto nas ilhas, como no continente. Podem-se ver Sambaquis na Ilha do Rato, da Sepultura, da Pescaria eoutras. No continente podemos encontra-los na localidade denominada “Sambaquí”, situada na rodovia para Itapoá, Santa Catarina, e também próximo ao rio Boguaçú.

Ilhas
Guaratuba conta com inúmeras belas ilhas.

Rios
Os rios  de  Guaratuba  são  uma  atração  à  parte.

Para conhecer mais sobre a cidade de Guaratuba acesse o portal em https://www.guaratuba.com .

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.