Indianópolis, um dos muitos municípios da vasta região setentrional paranaense, fundada e colonizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Tendo o início de seu povoamento em 1955, com a vindas das primeiras famílias onde foi surgindo o povoado.
O vocábulo ″indianópolis″ é um conjunto das expressões ′índio″ e ″polis″, pois o termo ″índio″ foi empregado na composição de nome da cidade, tomando-se por base o acidente geográfico o ″Rio dos Índio″, que banha este município, e prestando homenagem a existência de remanescente indígenas ainda nos primórdios da colonização.
Por ocasião da criação do município o estado do Paraná, rebatizou a cidade com o nome de ″Indianópolis″. Também como se percebe em atenção do nome da cidade, as suas ruas, avenidas, praças, seus acidentes geográficos, seus córregos e ribeirões, foram ″batizados″ com nomes ″indígenas″.
Indianópolis é um resultado do povoamento e colonização do noroeste do Paraná, que embora tenha origens nas estradas e bandeiras paulistas e na catequese aborígene iniciada no século XVI, pelos padres da companhia de Jesus.