Ícone do site Paraná Turismo

IRETAMA

Iretama foi fundada em 1954 e elevada à categoria de Distrito Administrativo em 03 de Maio de 1955, de acordo com a lei 4.472 pertencendo então ao Município de Campo mourão. No dia 25 de Julho de 1960 pela Lei 2.245 foi transformada em Município, cuja instalação se deu no dia 10 de Novembro de 1961.

O Município de Iretama situa-se na Região Centro Oeste do Estado do Paraná, limitando-se: ao Norte com Barbosa Ferraz e Godoy Moreira, ao Sul com Roncador, ao Leste com Nova Tebas e ao Oeste e com Luiziana. Possui área territorial de 56.776 hectares ou 23.461 alqueires. Sua altitude é de 590 m acima do nível do mar. Seu clima é sub-tropical, úmido mesotérmico com verões quentes. O relevo do município é bastante acidentado, o que caracteriza como detentor de um dos maiores números de minifundiários do país, possuindo em seu solo associações de litólicos, com La-solo-roxo, com terra roxa estruturada.

Instalada na rica região Centro-Oeste do Estado do Paraná, integrada a COMCAM (Associação da Micro Região 12) com sede na cidade de Campo Mourão.

Atrativos turísticos:

Termas de Jurema
É um dos principais pontos turísticos da região. Dos 113 alqueires que totalizam a fazenda, 15 integram a parte de lazer da estância.

Seu desenvolvimento privilegiou o lugar com uma grande infra-estrutura, que conta com parques aquáticos, cinco piscina de água mineral e fontes naturais, campo de futebol, vôlei, bocha, peteca, tênis, salão de jogos, pedalinho, barcos para pesca, vestiários, sanitários, restaurante, playground, além de bosques, diversos lagos, dois rios para pescaria, pista de cooper com 2000 m, passeios a cavalo e de charrete, caminhada por trilhas interpretativas.

Possui ainda programas de lazer orientado e banhos de lama. A água é classificada como mineral natural hipertermal alcalino-bicarbonatada fluoretada sulfurosa, com temperatura de 42°C, sendo indicada para doenças da pele e reumatológica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Iretama.
Fotos: Divulgação.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile