Localizado a 630 km da capital do Estado do Paraná, Curitiba, situado na região Oeste o município possui uma extensão territorial municipal de 327,728 km², onde a principal economia desde sua colonização era a agricultura com o cultivo à época de: fumo, feijão, milho e a mandioca. Os colonos dedicavam-se também a criação de bovinos e suíno.
Com a construção da usina hidrelétrica de Itaipú metade de suas terras agricultáveis foram inundadas pelo lago da represa (176,000 km²). No entanto a agricultura continua a ser o setor que mais contribui para o PIB municipal destacando-se atualmente as culturas de soja, milho e fumo. Outros setores que compõe a economia são os de serviço (comércio e turismo) e o de Indústria. Como forma de mitigar o impacto ambiental a Itaipú Binacional compensa o município pagando Royaltes, o que faz com que o município tenha uma das maiores rendas percapita da região.
O território do município de Itaipulândia limita-se com os seguintes municípios; ao Norte com Santa Helena, a Leste com Missal, Sudeste Medianeira, ao Sul com São Miguel do Iguaçú, a Sudoeste Foz do Iguaçú e a Oeste com o lago de Itaipú, Ciudad de Leste – Paraguai.
ATRATIVOS TURÍSTICOS:
O Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, com Castelo das águas, piscina show, piscina coberta termal, lagoon, baldão, piscina de ondas e restaurante.