No início do século XVII, bandeirantes paulistas e tropeiros de gado fizeram as primeiras penetrações na região que constitui o território de Jaguariaíva. Essas entradas realizaram-se através do histórico Caminho de Sorocaba que de São Paulo conduzia a Viamão, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O nome da cidade é referência ao Rio Jaguariaíva que corta o município e consta em antigos mapas cartográficos.

Destacou-se o nome do coronel Luciano Carneiro Lobo, que em 1795 adquiriu a fazenda Jaguariaíva, propriedade rural que deu origem ao atual município. Em 15 de setembro de 1823 um Alvará Imperial elevou a Fazenda Jaguariaíva à categoria de Freguesia.

No ano de 1828, liderados por Dona Isabel e o coronel Lobo, a comunidade solicitou licença para a construção de uma capela, sob a invocação do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, prontamente concedida por D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo.

Francisco Xavier da Silva foi outro grande nome da historiografia regional, faleceu em 1829. Foi avô do dr. Francisco Xavier da Silva, governador do Paraná por várias vezes. Famílias ilustres deram continuidade ao progresso e contribuíram para a história do lugar, dentre as quais destacam-se as de Ferreira de Almeida, Mello, Fonseca, Ribas, Sampaio e Marques. 

Freguesia criada com a denominação de Jaguariaíva, por alvará de 15-09-1823 e lei de São Paulo n.º 7, de 06-09-1845, no município de Castro.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaguariaíva, por lei provincial n.º 423, de 24-04-1875, desmembrado de Castro. Sede na povoação de Jaguariaíva. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-06-1876. a Lei Provincial nº 717 de 09/12/1882, revogou as duas leis anteriores, voltando Jaguariaíva a sua situação primitiva, mais tarde, em virtude da Lei nº 15 de 21/05/1892, o município de Jaguariaíva passou terra do mesmo nome, pertencendo a comarca de São José da Boa Vista.

Elevado à condição de cidade, por lei estadual n.º 811, de 05-05-1908. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

ATRATIVOS DE JAGUARIAÍVA:

Parque Estadual do Vale do Codó
A Unidade de Conservação localiza-se no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná e possui uma área de aproximadamente 760 hectares. Na região do PEVC pôde-se constatar a existência de diversas feições geológico-geomorfológicas, as quais são de importância geoturística.

Em relação ao aspecto hidrográfico do PEVC a região é cortada pelos rios Lajeado Grande e Jaguariaíva. Ambos os cursos fluviais possuem vales com paredes abruptas formando canyons onde ocorrem afloramentos do arenito Furnas.

Com uma extensão de aproximadamente 9 km e um paredão de pedras, de mais ou menos 20 metros de altura, por ele corre o Rio Jaguariaíva, uma verdadeira dádiva da natureza.

O vale é margeado por uma mata virgem e espessa, viveiros de várias espécies de animais. Aproveitando os acidentes geográficos do local, por necessidade e sem destruir a natureza, o Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, instalada em de Jaguariaíva e proprietário da área em 1943, construiu uma represa e usina para geração de energia para a fábrica. A represa contribuiu ainda mais para a beleza do Vale, surgindo um grande lago, ladeado por muralhas de pedra em toda a sua extensão.

O Brasil possui cânions de grande porte e beleza, e a Adventurous Friends tem uma aventura que é inesquecível: Rafting Encanadão, feito no rio Jaguariaíva, Paraná!
 
A atividade se trata de descer o rio em botes infláveis passando por muitas corredeiras, são cerca de 12km de percurso em 4:30 aproximadamente, com total segurança e uma equipe profissional, que te conduz nessa linda paisagem paradisíaca, com muita emoção e adrenalina, no oitavo cânion mais extenso do Mundo!

Cavalgada em JaguariaivaCavalgada da Serrinha – Os vales e paredões de Jaguariaíva embelezam os cenários rurais, e podem ser aproveitados em atividades relaxantes como a Cavalgada da Serrinha. Montados em cavalos dóceis, os participantes seguem um percurso que passa por rebanhos de caprinos e bovinos, por florestas, grandes pastos e travessia de riacho.

 

Trilha do Lago Azul com trilha aquática em JaguariaivaTrilha do Lago Azul com trilha aquática – Uma trilha com 2 belas cachoeiras, com poções para refrescantes banhos. A cachoeira do Lago Azul possui 25 metros de altura, e a das Andorinhas possui 13 metros de altura, com uma paisagem muito bela ao redor. Para prolongar a trilha e dar uma dose a mais de emoção, é feito um treinamento com equipamentos, para adentrar por trilha aquática no cânion da cachoeira Véu da Noiva (45m de altura), em uma paisagem digna de filme com paredões de cerca de 70 metros de altura.

Vem para a aventura!
Fone: (43) 99842-6271
Email: contato@adventurousfriends.com.br
WebSite: http://www.adventurousfriends.com.br

jaguariaiva

NOTÍCIAS SOBRE JAGUARIAÍVA AQUI

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.