Jardim Botânico recebe Centro de Atendimento ao TuristaPonto turístico mais visitado de Curitiba, o Jardim Botânico ganhou nesta quarta-feira (16/03/2016) um novo equipamento público. Trata-se do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), construído para aumentar a comodidade dos visitantes e também servir como mais um ponto de informações sobre a cidade. A obra custou R$ 481 mil e foi realizada com recursos do governo federal e contrapartida de 8% da Prefeitura de Curitiba. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário de Curitiba.

Além da inauguração do CAT, o Jardim Botânico passa a integrar, a partir de hoje, o projeto piloto da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai oferecer cadeiras de rodas para os visitantes com deficiência que queiram conhecer o parque. São três cadeiras de rodas, uma delas motorizada.

O CAT foi inaugurado pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caíque Ferrante. A secretária especial de Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo; o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima; e presidente do IPPUC, Sérgio Pires; além de inúmeros convidados do trade turístico paranaense participaram da solenidade.

“O CAT garante um espaço de informação aos nossos guias – que cumprem o papel de divulgação da cidade – e vai permitir melhor atendimento aos turistas que vêm de diversos locais do Brasil e do exterior. Também vai garantir acessibilidade para as pessoas que visitam o parque e agora têm condições de se locomover graças ao empréstimo de cadeiras de roda, inclusive motorizada”, afirmou Fruet, ressaltando que a obra complementa uma série de ações que estão sendo feitas pela Prefeitura nos parques e praças da cidade com a ampliação das áreas de conservação e com a recuperação de unidades como o Jardim Botânico.

O CAT Jardim Botânico é dotado com toda a infraestrutura necessária para o bom atendimento dos visitantes. “É um equipamento moderno, bem projetado e que contará com funcionários treinados para repassar informações sobre a cidade e seus atrativos turísticos. Também dispõe de infraestrutura para atendimento de pessoas com deficiência, banheiros com acessibilidade, informações em braile, espaço para descanso e um miniauditório para exibir filmes sobre Curitiba e todos os seus encantos”, explicou o presidente do Ctur, Caíque Ferrante.

Para Ferrante, o bom atendimento ao turista faz com que ele tenha vontade de voltar e isso tem reflexos econômicos para o município. “A partir do momento que você trata bem o seu turista com certeza ele volta ou recomenda a cidade para amigos e parentes. E é isso que movimenta a economia na área de turismo”, complementou.

A unidade Jardim Botânico é o segundo Centro de Atendimento ao Turista da capital paranaense. O primeiro funciona na Rua 24 horas.

Cadeiras
Promover a inclusão e garantir o pleno exercício da cidadania em benefício das pessoas com deficiência. É com esse objetivo que a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência colocou à disposição três cadeiras de rodas para que pessoas com deficiência possam passear pelo Jardim Botânico, dentro do projeto Curitiba Mais Inclusiva.

“Hoje é a primeira ação do plano de acessibilidade e inclusão de Curitiba, que será lançado oficialmente no próximo dia 29. Aproveitamos a inauguração do CAT, que é um espaço totalmente acessível também, e incluímos o projeto do empréstimo de cadeira de rodas para pessoas com deficiência que queiram ter um pouco mais de independência e autonomia. É o projeto piloto que pretendemos ampliar”, disse Mirella Prosdocimo.  “Não é possível que em uma área como o Jardim Botânico, as pessoas com alguma dificuldade de locomoção fiquem presas aos seus carros. Por isso, o IPCC cedeu as cadeiras. Vamos estender a outros pontos da cidade onde as condições permitam, já que nem todos os parques têm acessibilidade do ponto de vista de terreno”, explica o superintendente do Instituto Pró-Cidadania (IPCC), Gerson Guelmann.

As cadeiras de rodas estarão disponíveis, gratuitamente, na Loja Leve Curitiba – pertencente ao IPCC – no Jardim Botânico.

Rosa Lopes Almeida, 53 anos, moradora em Vilhena, em Rondônia, estava passeando pelo Jardim Botânico durante o evento e elogiou a inauguração do espaço. “É importante para o pessoal que vem de fora ter um ponto como esse para conhecer mais e ter mais informações da cidade”, afirmou. Acompanhada de amigas, ela disse que é a primeira vez que visita Curitiba e que pretende voltar outras vezes com mais tempo para passear.

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Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.

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