O município da Lapa possui 2.094 Km² de extensão. É o quinto maior território do estado do Paraná. Localizada a uma altitude de 908 metros acima do mar, a Lapa está na Região Sudestes do estado no Planalto Meridional. Tem o clima mesotérmico brando.
A principal atividade econômica do município é a agricultura. Tem um pólo industrial próximo ao centro da cidade em pleno desenvolvimento e atividades comerciais.
Aleixo Garcia comandou a Bandeira Paulista em 1526 que foram as primeiras na região dos Campos Gerais. Mas tarde os bandeirantes Pedro Lobo e Francisco Chagas em 1531 passaram pela região. Mas foi o terceiro visitante da região, Alvar Nuñez Cabeza de Vacca, em 1541, então governador da Província do Rio da Prata, com a intenção de tomar posse para a Coroa de Castela, das terras situadas a Oeste da linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, Cabeza de Vacca atravessou a Serra do Mar, o Rio Iguaçu e chagou aos Campos Gerais.
No século XXVIII por consequências das atividades de mineração, o povoamento do território paranaense se restringia principalmente ao litoral e a região de Curitiba. Apenas ao norte da Vila de Curitiba existiam algumas fazendas de gado. O surgimento a altos preços pagos em ouro pelo gado expandiu esse comércio. Em função do mercado forte em Minas Gerais, as fazendas do Rio Grande do Sul passaram a suprir o mercado mineiro. Na inexistência de estradas entre o Rio Grande do Sul e Curitiba para a subida das tropas de gado do RGS, foi mandado pelo governador de São Paulo abrir uma estrada que ligasse o Rio Grande do Sul até a região dos Campos Gerais.
Após as expedições bandeirantes que vieram do Norte e do Sul para essa região abrindo estradas, Manoel Rodrigues da Mota refez a estrada. Por seus esforços aquela estrada passou a se chamar Estrada do Mota, que mais tarde foi alterado para estrada da Mata. Esse trecho de estrada fazia parte da que viria a ser chamada de Caminho do Viamão, que ligava o Rio Grande do Sul até Sorocaba em São Paulo. Essa estrada foi construída em 1708.
O povoamento de Lapa data, ao que tudo indica, de 1731, quando foi aberta a estrada de Curitiba para Viamão (Rio Grande do Sul) em meio ao caminho de Rio Negro a Curitiba. Parada e ponto final da etapa diária dos tropeiros, que de manhã deixavam as margens do rio Negro, a região era provida de boas pastagens e terras férteis. Ao longo da estrada foram se estabelecendo vários “pousos” ou “invernadas”, locais apropriados para a engorda do gado antes de prosseguir viagem em direção à Sorocaba. Esses fatores, fundamentais ao povoamento , atraíram os primeiros povoadores – João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva.
Em meados do século XVIII, já era elevado o número de habitantes do arraial , onde se erguia uma tosca capelinha sob a invocação de Nossa Senhora do Capão Alto, construída pelos padres carmelitas do Tamanduá. O desenvolvimento dos “pousos” na beira do Caminho do Viamão deu origem às principais cidades da região até o século XIX, como Rio Negro, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva e a Lapa.
Conheça alguns dos atrativos turísticos da Lapa:
Igreja Matriz de Santo Antônio
Museu Histórico
Santuário de São Benedito
Casa de Câmara e Cadeia
Casa Lacerda
Casa Vermelha/Centro de Artesanato Aloísio Magalhães
Casa da Cultura
Theatro São João
Museu de Armas
Museu do Tropeiro
Museu Ney Braga
Casa dos Cavalinhos
Panteon dos Heroes
Monumento ao Tropeiro
Monumento a Gomes Carneiro
Monumento ao Barão dos Campos Gerais
Parque Estadual do Monge – Gruta do Monge
Parque Estadual do Passa Dois
Parque Linear da Lapa
NOTÍCIAS SOBRE LAPA, PARANÁ:
07/02/2014 – Atividades marcam 120 anos do Cerco da Lapa