Em 1888, ao ser criada a Colônia Militar de Foz do Iguaçu, encontravam-se instalados na região alguns colonos descendentes de europeus e paraguaios, o povoado passa a sediar um distrito policial, subordinado a sede municipal que era Guarapuava.

A antiga Colônia Mallet, que hoje é o município de Laranjeiras do Sul, foi de 1944 a 1946, a Capital do Território Federal do Iguaçu, criado em 13 de setembro de 1943.

Com a extinção do território em setembro de 1946, a povoação perdeu evidentemente o seu “status” de Capital.




Laranjeiras do Sul conta com vários atrativos turísticos, entre os quais destacamos:

IGREJA MATRIZ SANTANA
A primeira capela foi construída em 1906, sendo que em 1910 houve ampliação. No ano de 1913 teve início a construção de uma nova igreja, com término em 07 de julho de 1914. Em 1928 teve início uma nova Igreja, visto que a existente não abrigava mais os fieis. No ano de 1932 a nova Igreja foi entregue à comunidade. Em 1955 foi entregue uma nova e remodelada igreja à comunidade laranjeirense. No dia 26 de julho de 1959 foi colocada a imagem de Sant’Ana sobre a torre da Igreja Matriz, onde se encontra até os dias de hoje. Desde então a igreja passou por várias restaurações, mas sempre foi preservada a originalidade da arquitetura, que é considerada uma das mais belas do sul do Paraná e do Brasil. Internamente a igreja apresenta lindas esculturas, obra feita por artistas locais.

PRAÇA GOVERNADOR GARCEZ – PRAÇA DO CRISTO
Um dos principais símbolos da cidade e de grande atração turística. A imagem foi trazida durante a gestão do Governador do Território Federal do Iguaçu João Garcez do Nascimento, no ano de 1944 e colocado num morro que existia próximo ao Palácio do Governador. No ano de 1992 foi entregue a população uma praça contendo passarelas em forma de coração dando acesso a imagem. Além disso, a imagem de Cristo Redentor ganhou um pedestal e iluminação.

PRAÇA DO CINQUENTENÁRIO
A praça foi remodelada no ano em que Laranjeiras do Sul completou 50 anos de Emancipação Política e Administrativa, quando na época recebeu uma escultura com o numero 50. A referida praça esta localizada na Avenida Honório Babinski próxima ao antigo Palácio do Território Federal do Iguaçu.

PRAÇA JOSÉ NOGUEIRA AMARAL
A praça se localiza no centro da cidade, sendo popularmente conhecida como Praça da República. No ano de 1999 passou a denominar-se Praça José Nogueira do Amaral em homenagem a este pioneiro, pela Lei Municipal 021/1999. No interior da praça temos construído uma concha acústica, local utilizado para apresentações culturais e atos solenes do Poder Público Municipal e da sociedade civil organizada, bem como um complexo esportivo com quadra de futsal, voleibol e handebol coberta (Ginásio Laranjinha) e quadra de basquetebol ao ar livre.

PRAÇA DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA
Obra iniciada em novembro de 1999, cujas construções terminaram no ano de 2000. A praça desenhada pelo arquiteto Jaime Lerne é um cartão postal da cidade, onde é admirada por todos os que chegam a Laranjeiras do Sul, visto que está localizada no trevo principal de acesso a cidade pela rodovia BR 277.

PRAÇA MONSENHOR GUILHERME MARIA – PRAÇA DA MATRIZ
A praça está situada na Igreja Matriz Santana. Sua fundação na data de 26 de julho de 1968 é em homenagem à Padroeira da Cidade Sant´Ana. Uma das suas principais características é por apresentar um monumento em forma de um cálice.

ESTÁDIO 1º DE MAIO
O estádio de futebol de propriedade do Clube União Operário Esporte e Recreativo foi inaugurado no dia 1º de maio de 1977. O jogo de estreia do estádio envolveu as equipes do Coritiba Futebol Clube e o Clube Atlético Paranaense. Sua capacidade é para 5 mil pessoas.

RESIDÊNCIA DO SECRETÁRIO GERAL DO GOVERNADOR DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU
Obra construída em 1944 para servir de residência oficial do Secretário Geral do Governador do Território Federal do Iguaçu. A obra leva em sua estrutura traços remanescentes das muitas construções da época. Mais tarde o imóvel foi tombado pelo Estado, sob processo nº. 03/1989 e inscrição nº. 95-II de 11 de setembro de 1989. Atualmente o prédio aguarda o início do processo de restauração para que em breve sirva de museu para abrigar o arquivo histórico do município.

PALÁCIO DO GOVERNADOR DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU
Sua construção datada de 1944, ano em que foi instalada a Capital do Território Federal do Iguaçu. A construção após varias restaurações mantém os traços originais. O Palácio vem sendo usado para abrigar repartições públicas municipais e estaduais. Inclusive a Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul também mantém suas atividades instaladas no local.

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE CAMPO MENDES
A igreja que abriga o santuário do Senhor Bom Jesus está localizada na comunidade de Campo Mendes, às margens da BR 277 no quilômetro 9 de Laranjeiras do Sul. Anualmente no dia 6 de agosto acontece a tradicional Festa de Bom Jesus, evento que reúne milhares de romeiros que visitam a comunidade para pedir e agradecer por graças recebidas. Constantemente a Igreja do Santuário recebe reformas e melhorias para abrigar os fieis, principalmente no dia da festa do Senhor Bom Jesus.

CONCHA ACÚSTICA MUNICIPAL
A referida edificação está localizada na Praça José Nogueira do Amaral no centro da cidade. Sua principal função é abrigar diversos eventos tais como: culturais, cívicos, religiosos e esportivos.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
A igreja é ornamentada com trabalhos artísticos e esculturais do artista laranjeirense Benjamim Stankievski (in-memorian). O Santuário é um local de muita devoção e frequentado por centenas de fieis. No dia 12 de outubro é realizado a tradicional Festa da Padroeira do Brasil, data em que milhares de devotos visitam Laranjeiras do Sul.

CACHOEIRAS DO RIO TAPERA
O atrativo é formado por um conjunto de quedas d’água, ideal para banhistas. No local encontra-se uma formação rochosa com pequenas cavernas que eram habitadas por indígenas. Está localizada na BR 277, com acesso próximo a ponte do Rio Tapera, a 800 metros da rodovia.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.