Em 1952, foi iniciada a formação de uma fazenda em uma gleba denominada Lunardelli. Com a abertura dessa e de outras fazendas, deu-se a chegada de agricultores dos mais diferentes pontos do Estado e do País. Em 1959, a região contava com fazendas e diversas propriedades rurais em franca produção. Foi nesse ano que um grupo de moradores iniciou um movimento para a formação da cidade de Lunardelli.Criado através da Lei Estadual nº 7502, de 19 de dezembro de 1980, foi desmembrada de São João do Ivaí.

O município de Lunardelli, região Norte Central do Estado do Paraná, tem aproximadamente 5.096 habitantes, distribuídos e 196,8 Km². Sua economia baseia-se no setor primário, especialmente nas lavouras de soja, milho, café e alfafa.

HISTÓRICO RELIGIOSO

Em 1° de julho de 1963, foi realizada a primeira missa em Lunardelli, pelo Pe. Emílio Collec, que era pároco da Paróquia São João Batista de São João do Ivaí. No dia 22 de maio de 1969 o bispo diocesano Dom Romeu Alberti, preside a Eucaristia e assim, é criada a Paróquia Santa Rita de Cássia. E no dia 31 de maio o Pe. Pedro Beltrame toma posse e se torna o primeiro Pároco da paróquia Santa Rita de Cássia. Assim, com muito amor por seus fiéis o Pe. Pedro permanece, dois anos a frente da Paróquia Santa Rita de Cássia e por motivos de saúde acaba deixando a paróquia no ano de 1971. No ano de 1980 é apresentado para a comunidade o projeto de construir uma nova Igreja Matriz. Depois de várias reuniões no dia 30 de junho de 1981 é contratada uma construtora da cidade de Ivaiporã para realizar a obra.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Lunardelli:

PORTAL CRISTO ACOLHEDOR E SANTA RITA DE CÁSSIA

GRUTA DE SANTA RITA
Para muitos devotos, a Gruta de Santa Rita é um lugar de encontro com a padroeira das causas impossíveis. Muitas pessoas vêm a esse espaço para oferecer suas orações e petições, buscando a intercessão de Santa Rita em suas necessidades e desafios. A gruta se torna um local de esperança, onde os fiéis depositam suas preocupações e buscam orientação divina.

RÉPLICA DE SANTA RITA DE CÁSSIA
A presença da réplica de Santa Rita no Santuário em Lunardelli oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história e na espiritualidade que cercam essa santa. Através da imagem da réplica, os devotos podem contemplar a vida e os ensinamentos de Santa Rita, conectando-se com sua jornada de fé, caridade e superação de adversidades. A réplica serve como uma janela para a vida e a espiritualidade de Santa Rita, inspirando os fiéis a seguir seu exemplo e buscar a virtude em suas próprias vidas.

A réplica de Santa Rita de Cássia no Santuário Santa Rita em Lunardelli, PR, é uma manifestação tangível da devoção fervorosa e da ligação espiritual que os fiéis compartilham com essa figura santa. Ela serve como um lembrete constante do poder da fé, da caridade e da superação, bem como uma fonte de inspiração para aqueles que buscam encontrar significado e propósito em suas vidas. A réplica transcende as fronteiras do material, conectando os devotos ao divino e proporcionando um espaço de comunhão espiritual e reflexão.

A SALA DOS MILAGRES
A Sala dos Milagres é um ambiente especial dentro do Santuário Santa Rita de Cássia, projetada para abrigar os relatos tocantes de pessoas que alegam ter experimentado milagres e graças por meio da intercessão de Santa Rita de Cássia. É um lugar onde os fiéis compartilham suas histórias de superação, cura e intervenção divina, testemunhando a poderosa conexão entre a fé e o sobrenatural.

PRAÇA DE SANTA RITA (PRACINHA)
A Praça de Santa Rita de Cássia é um local de profunda importância religiosa e espiritual para os residentes de Lunardelli. Santa Rita de Cássia, a “Santa das Causas Impossíveis”, é venerada como padroeira da cidade, e sua presença na praça é um lembrete constante da devoção e da crença da comunidade.

RIO IVAÍ
O Rio Ivaí (distante aproximadamente 50 km de Maringá) é um rio genuinamente paranaense.

O rio Ivaí é um curso de água que banha o estado do Paraná, Brasil. O rio Ivaí nasce no município de Prudentópolis, na região centro-sul do estado do Paraná, através da confluência das águas do rio dos Patos com o rio São João

Fonte: Prefeitura Municipal.

NOTÍCIAS DE LUNARDELLI AQUI

 

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.