A cidade de Mandaguaçu é mais uma das obras realizadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que usou da mesma técnica quando da fundação de outras cidades, demarcando uma gleba de terras, dividindo-a em lotes e vendendo-os a longo prazo.
Esse trabalho teve início em 1944, quando ali chegaram os primeiros moradores: Tito Rodrigues, Durvalino de Matos Medrado, João Angelin, José Braz e Santo Lonardoni, seguidos de muitos outros que para ali foram, atraídos pela fertilidade da terra, própria para a lavoura de café.
Os primeiros nomes dados à localidade foram Vila Guaíra e Governador Lupion. Ao receber os foros de Cidade. Já era conhecida pela denominação de Mandaguaçu.
Sem chegar a ser distrito, em 1951, o Patrimônio de Mandaguaçu foi elevado diretamente à categoria de município.
O topônimo, de origem indígena, significa:
MANDA – (Abelha)
GUAÇU – (Grande).
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Mandaguaçu, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Maringá e Mandaguari. Sede no atual distrito de Maundaguaçu (ex-localidade). Constituído do distrito Sede. Instalado em 14-10-1952.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal.