O Município de Matelândia está situado no extremo Oeste do Paraná.

Sua principal atividade econômica é a agricultura, estando em andamento as atividades industriais. Sua população predominante é de integrantes italianos e alemães. O Município possui pontos turísticos e o que torna interessante são as construções medievais como a salada de fruta em forma de Pirâmides do Egito e o restaurantes em forma de castelo. Criado através da Lei Estadual n° 4.245 de 25 de Julho de 1960, e instalado em 28 de Novembro de 1961 foi desmembrado de Foz do Iguaçu.




As terras, da região oeste, pertencentes ao governo do Paraná, foram requeridas pela família Matte (Waldemar, João E. e Miguel Matte), para fins de colonização, no início da década de 30. Para isso, Miguel tratou de trazer algumas famílias de colonos rio grandenses, que seriam instalados em regime de pequena propriedade e cultura de subsistência. Entretanto, esse projeto enfrentou um grande fracasso, devido a existência das obrages e seus obrageiros. Obrage era um tipo de exploração iniciada no Paraguai e Argentina já em meados do século XIX, com a retirada desordenada de madeira e erva-mate do oeste do estado e das margens do rio Paraná. Certamente, os obrageiros não tinham nenhum interesse no sucesso da colonização e no fim de seus domínios sobre estas terras. Com o controle das terras e da única via de transporte, a fluvial, através do rio Paraná, além da completa falta de infraestrutura, praticamente todas as famílias voltaram para seu lugar de origem, enquanto as outras procuraram estabelecer-se e trabalhar na Colônia Militar de Foz do Iguaçu.

Muitas eram as dificuldades para estas bravas pessoas e seus primeiros esforços foram direcionados a estruturação de suas moradias, para que tivessem condições razoáveis e dignas de viver e de prosseguir com a luta diária.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Matelândia:

CACHOEIRA DA FAMÍLIA ENGELMANN

Essa cachoeira fica localizada na Vila Brasil, é uma propriedade particular, a entrada é permitida somente com a autorização da família.

CACHOEIRA DA FAMÍLIA POSSATTO

Esta cachoeiras fica em uma propriedade particular familiar, ela esta fechada ao público, mais não deixa de dar brilho aos nossos olhos. Ela fica situada na Comunidade do São Roque. Visitações, apenas com a autorização da família.

CACHOEIRA DO MARIANO

A cachoeira fica na propriedade particular do Sr. Mariano, na divisa do Município com o Município de Céu Azul e Vera Cruz do Oeste, fica próxima a Cachoeira do Facchi. A entrada somente é permitida com a autorização da Família.

CACHOEIRA DO MATINHOS
Esta localizada na Linha Barreirão, ao chegar na entrada tem uma trilha que pode ser feita de bicicleta, à pé ou de moto, essa trilha foi feita pelos trilheiros de moto. É uma propriedade particular, porem esta aberta a visitação.

CACHOEIRA E REPRESA DA FAMÍLIA KOLBEN
A propriedade pertence a família Kolben, esta localizada na linha Bananal e é uma propriedade particular. A entrada só é permitida com autorização. A família já é conhecida por cultivar agrião e saladas em geral.

CACHOEIRA TIO JOÃO

localizada na linha São Roque. O funcionamento em temporada de Domingo a Domingo ou por agendamento serviços existentes: locação de casa e quiosques (com agendamento), local de alimentação bar, lanchonete e restaurante com instalações sanitária, serviço de segurança, salva vidas e serviço de limpeza. A Cachoeira do Tio João foi transformada em uma área de lazer para atender todos os que buscam desfrutar de um ambiente natural e tranquilo. É uma propriedade particular, na qual dispõe de espaço para camping e almoço com reservas antecipadas.

CACHOEIRA FACCHI
Linha São Roque – você tem duas opções seguir pela Vila Esmeralda até o São Roque na comunidade segue o asfalto a direita ou em Agro Cafeeira sentido Vila Esmeralda, pega as direitas após o mercadinho, segue sentido São Roque. Uma das cachoeiras mais lindas do nosso município, fica na beira do asfalto, não esta preparada para receber visitação, mais é um ponto estratégico para parada de CICLISTAS  e CAMINHANTES para fotografias.

CACHOEIRAS DA FAZENDA BOITO
São duas cachoeiras grandes e uma pequena, ficam localizadas na divida das Comunidades do Rio Sabiá e Vila Brasil, elas se encontram dentro da propriedade que hoje esta ocupada pelos Assentados, a entrada somente é permitida com autorização, a sede da Fazenda fica na entrada da Vila Brasil.

CASTELLETTO DAL POZZO

Localizado nas margens da BR 277 no KM 660,5, com serviços de restaurante e lanchonete Serve á la carte. Facilidades de Estacionamento, musica ambiente, ar condicionado e televisão Horário de funcionamento: segunda a domingo das 07:30h ás 20:00h

GRUTA DO RIO SABIA

A gruta esta localizada no meio do percurso do Circuito Sabiá, esta aberta ao público.

Fonte: Prefeitura Municipal de Matelândia

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.