Nascimento planejado em 20 outubro de 1949, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, quando os fundadores da Colonizadora Industrial e Agrícola Bento Gonçalves Ltda iniciaram os estudos para a implantação do Projeto de Fundação.

Para dirigir a empresa foram escolhidos para Diretores os senhores Pedro Socool e José Callegari.

Desmembrado de Foz do Iguaçu e elevado à autonomia de Distrito pela Lei n.º 99/52 de 31/07/52 e Município pela Lei Estadual n.º 4245 de 25 de julho de1960, publicadas em 28.02.60.

Instalado oficialmente em 28 de novembro de 1961.

Um grupo de colonizadores gostaria de homenagear a Nossa Senhora, de quem eram devotos; outros pensavam em dar um nome indígena à nova cidade. Enfim chegaram ao consenso que contentou todas as partes: “MEDIANEIRA”, em homenagem à Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, mesmo porque Medianeira também significa “no meio” (entre) São Miguel do Iguaçu e Matelândia.

Conheça alguns dos atratívos turísticos de Medianeira:

 

Circuito “Doce Recanto D’Italia”
Descrição: Roteiro de 01 dia (12 h) composto de atrativos do meio urbano e rural com temática cultural italiana. Reune 10 empreendimentos associados: Hotel Passarela, Paraíso das Orquídeas Eco Adventure, Recanto Olivo, Morro da Salete (opcional 1), Casa do Artesão, Chocolates Duda, Cantina Amici, e o Castelletto de Matelândia (opcional 2). Inclui guia e transporte.

Atrativos: gastronomia típica, apresentação cultural, atividades de lazer e aventura, passeios, trilha, contemplação e compras.

Roteiro de Turismo Rural
Um roteiro de Turismo Rural está sendo construido em Medianeira e para 2015 acredita-se que esteja pronto para comercialização. São mais de 24 propriedades que associativamente estão se preparando para receber e ofertar atrativos tipicamente rurais. Alguns eventos já foram realizados com sucesso, o que tem motivado os participantes e seus apoiadores institucionias.

Parque Ambiental Frimesa 
É um ambiente de preservação permanente mantido pela Frimesa. As visitas são acompanhadas de guia e devem ser agendadas previamente. Nos 916 metros de percurso é possível visualizar a riqueza da biodiversidade mostrada, em parte, pela floresta nativa, cachoeira natural, nascentes, árvores exóticas e pela fauna local. Aspectos históricos da primeira usina hidrelétrica da cidade complementam a paisagem.

Parque Ambiental Tupã-M’Bae
Área de Proteção Permanente(APA), 1,58ha de mata Nativa. 1 km total de trilhas, bancos e estrutura para caminhadas e atividades de lazer.

Morro Espigão do Norte
O Morro Espigão do Norte é o ponto mais alto do município com 608m. de altitude. Com uma belíssima vista da região, é ideal para a prática de voo livre. O local ainda não apresenta infraestrutura para receber visitantes, apenas uma plataforma para voos.

Morro da Salete
Segunda maior elevação do município, o Morro da Salete é um local de romarias, peregrinações ou simplesmente contemplação. No alto dos seus 548 metros encontra-se a imagem da Nossa Senhora da Salete e uma estrutura para festas e eventos.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.