Mirador ParanaA origem do nome do município: Etimologia – Origina-se do catalão “mirador”, de “mirar” do latim “mirari”, designando lugar elevado de onde se pode ver longe, ponto de observação ver com admiração, lugar bem situado para contemplar uma paisagem ou acontecimento. (Guido Gómez da Silva). Seus primeiros habitantes (colonizadores) eram descendentes de alemães, japoneses e de estados brasileiros como Ceara, São Paulo, Minas Gerais e outros, atraídos pela fertilidade das terras, apropriadas para o cultivo do café. Vieram por volta do ano de 1951 e dentre eles figuram como pioneiros os nomes de Gabriel Fay Neves e Jose das Dores.

O povoado cresceu e no ano de 1954 já contava com duas casas comerciais, de propriedade de Eleutério Ghenon e Sney Natsuga. Sr Fay Neves promoveu o loteamento do perímetro urbano Municipal baseado num projeto apenas planimétrico distribuindo a sede urbana em eixos principais, da intersecção dos eixos parte o traçado das vias locais em forma de áreas concêntricas.
De acordo com a Lei n° 107 de 10/01/1955, Mirador foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao Município de Paranavaí.

A 25/01/1961, pela Lei n° 4.338, elevado a categoria de Município, desmembrando-se parte de seu território do Município de Paranavaí, parte de Nova Aliança do Ivaí (antiga Guarita), parte de Amaporã (antiga Jurema) e parte de Paraíso do Norte, sendo instalado no dia 13/11/61 a categoria de Município.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.