O Aida Cara tem previsão para chegar em Paranaguá por volta das 8h. O navio deve permanecer atracado no Porto durante todo o dia. Como nas paradas anteriores, a embarcação permanece no berço 208, logo em frente ao portão principal, em local isolado para a passagem dos turistas.
A recepção, com informação e apresentação cultural da Escola de Samba local, será feita pela Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo, Paraná Turismo, Fundação Municipal de Turismo, Adetur Litoral e agências locais. O translado dos turistas até o centro será realizado por vans e ônibus que terão acesso ao cais, excepcionalmente para esta ocasião.
Programações – Ainda este ano, o Porto de Paranaguá vai receber outras três paradas de navios de passageiros. Um desses – o Sea Explorer, da National Geographic, já no dia 19 de março. A outra embarcação de cruzeiros – navio Monarch – está programado para duas datas, aproveitando o período da Copa do Mundo no Paraná. Esse, ao contrário das demais paradas turísticas, tem previsão de permanecer atracado por, pelo menos, três dias.
“Além dos navios já programados para esta primeira metade do ano, temos previsão de novos e mais navios para a próxima temporada 2014/2015. A partir de outubro deste ano, até março de 2015, vamos receber três novos navios de cruzeiros, um deles com duas paradas programadas. Isso mostra que, mesmo ainda sem um terminal de passageiros, temos conseguido dar conta de bem receber os turistas: com segurança e organização”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
No próximo dia 8 de março, um navio de passageiros – o Bremen – passa pelo Litoral do Estado, mas não atraca no Porto de Paranaguá. A embarcação vai permanecer fundeada próxima à Ilha do Mel.
Em 2013, o Porto de Paranaguá recebeu quatro escalas de navios de passageiros (duas do Aida Cara, que já estava na previsão da temporada de cruzeiros do ano) uma do navio de expedição da National Geographic e outra do navio Seabourn Quest – estes dois últimos pela primeira vez em Paranaguá. Ao todo, o porto paranaense recebeu mais de 3,6 mil passageiros, entre os meses de outubro e dezembro.
Turismo – Durante a visita dos turistas, a maioria de origem alemã, uma equipe da Paraná Turismo distribuirá revistas, em edições bilíngues (inglês e espanhol), com informações sobre o Estado. Além disso, o escritório regional da Secretaria do Esporte e do Turismo abrirá o Palácio Mathias Bohn, das 9h às 17h, para visitação da exposição de fotos “Paraná Prazer em Conhecer”. “A vinda dos turistas estrangeiros em navios de cruzeiros é uma excelente oportunidade para apresentarmos os pontos turísticos do Paraná e mostra que estamos preparados para receber turistas deste segmento”, afirmou a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.
Juliana lembra que a orientação do governador Beto Richa é buscar sempre a união entre os órgãos públicos para fortalecimento das ações regionais. “O resultado desta integração é que as paradas de navios de cruzeiros estão crescendo de forma significativa. Estamos estudando inclusive as possibilidades de um dos navios fazer embarque de passageiros em nosso Litoral. Com o esforço de todos os parceiros envolvidos na recepção a esses turistas que nos visitam e com os atrativos que o nosso Estado oferece, a tendência é que entremos, definitivamente, nas rotas de cruzeiros nacionais e internacionais”, disse.
Náutico – A diretora da Paraná Turismo ainda lembra que, desde 2011, o Paraná tem um Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GTT-Náutico) com o objetivo de apoiar e fomentar este segmento turístico no Estado. Recentemente a Paraná Turismo participou da 22ª Reunião Nacional do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, no Ministério do Turismo, em Brasília.
“O trabalho do GT Náutico do Paraná visa apoiar o turismo marítimo, auxiliar, qualificar e sensibilizar as comunidades locais sobre a importância do receptivo e criar projetos que atraiam turistas de outras regiões, estabelecendo, assim, uma dinâmica de desenvolvimento da costa paranaense”, explicou Juliana.