Ícone do site Paraná Turismo

NOVA ALIANÇA DO IVAÍ

Em 1947, as primeiras famílias a se instalarem na região onde hoje se localiza a sede do município de Nova Aliança do Ivaí, foram as de Laurentino dos Santos, Aristeu Alves e Joviano Alves da Cruz. Em seguida, mais famílias foram chegando e em pouco tempo, a localidade tomou aspecto de povoado, cuja primitiva denominação foi Suruquá, por estar localizado às margens do rio do mesmo nome. Posteriormente recebeu a denominação de Guaritã, devido à existência de madeira com esse nome, em abundância na região.

Distrito criado com a denominação de Nova Aliança do Ivaí, pela lei municipal n.º 33, de 16-11-1956, subordinado ao município de Paraíso do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Nova Aliança do Ivaí, figura no município de Paraíso do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Aliança do Ivaí, pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Paraíso do Norte. Sede no atual distrito de distrito de Nova Aliança do Ivaí (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 11-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Região desenvolvida por migrantes das mais diversas localidades da Federação nacional, que com muito trabalho e sacrifício colaboram no sentido de colonizar e desenvolver uma região até então inóspita e desconhecida.

Por tratar-se de uma região nova, naquela época não havia incentivo político que pudesse contribuir no desenvolvimento dos trabalhos, para que os mesmos fossem amenos.

A hidrografia rica e abundante favoreceu a criação de uma frente de trabalho, que mais tarde viria coroar o êxito dos esforços empreendidos.

O traçado geológico aliado ao clima favorável, foram fatores primordiais para o desenvolvimento rápido da pecuária e agricultura que na região estabelece-se.

Muito natural a colonização urbanística uma vez que o desenvolvimento agropecuário se expandia de maneira acelerada.

Para dar sustentação aos trabalhadores da zona rural e mantê-los em plena atividade, era mister que próximo ao local de trabalho houvesse um centro de fornecimento de produtos que pudessem alimentar e atender suas necessidades básicas.

Surge  “Guarita”, primeiro nome do vilarejo em homenagem a grande quantidades de árvores dessa espécie que havia na região.

Nessa ocasião o vilarejo pertencia ao município de Mandaguari, pos Paranavaí ainda não existia, e como GUARITÁ naquela época, chamava-se Fazenda Brasileira.

A urbanização cresce vertiginosamente e com ela o comércio que instala-se promissor e fecundo. A migração intensifica e tanto trabalhadores quanto aventureiros instalam-se no vilarejo que tem sua áurea ascenção.

Conta-nos Fidelcino da Silva, o comércio era abundante e dezessete vendas comerciais instalam-se na vila.

Ressalvamos que antes de batizar a vila de GUARITÁ, um  dos primeiros pioneiros o Sr. Laurentino Manoel dos Santos, tentou homenagear sua esposa, dando o nome de Santa Ana do Ivaí, o que demais colonizadores não aceitaram, e mais tarde por influência do mesmo o nome sugerido foi Suruquá, outro também que não frutificou. Isto nos conta Aparecido Valério, pioneiro da região, que chega em meados de 1947. José Batista Teixeira, Olívio Manoel dos Santos, Ulisses Cordeiro da Silva e tantos outros, são pioneiros fiéis deste município.

Devido ao crescimento urbanístico da vila, torna-se necessário investimentos de infra-estrutura para acomodação e sustentação da cultura na região, então é constrído um salão, onde funcionaria a primeira escola municipal, tendo como professoras as senhoras: Maria dos Santos Van Dal, Inês dos Santos Teixeira, Hizilda dos Santos Teixeira e Iraci Leopoldo dos Santos Oliveira. Vale ressaltar que Aparecido Valério, além de estudante pioneiro foi também o primeiro a formar-se em curso Superior na área de Administração de Empresas.

Nessa ocasião todos os registros ou quase nada era enviado para a sede do Município em Mandaguari, o que fez com que parte da história perdesse no tempo. Ressaltamos que todas as informações foram obtidas com os pioneiros da época que embora residiam no Município, perderam informações fundamentais para elaboração desse trabalho.

Passa o tempo e com a evolução do vilarejo, surge a ambição da emancipação, quando em meados do primeiro semestre de 1960, foi feito um plebicito e por unanimidade surge Nova Aliança do Ivaí, criada em 25 de julho de 1960, através da Lei nº 4245, tendo sido desmembrado de Paraíso do Norte e sua instalação deu-se ainda em 11 de novembro de 1961, passando a pertencer à Comarca de Paranavaí.

Suas principais atividades econômicas estão voltadas à Agricultura, Pecuária de Corte e Leite.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile