Ícone do site Paraná Turismo

NOVA FÁTIMA

O início da colonização da região do Município de Nova Fátima ocorreu por volta de 1940, quando chegou o primeiro pioneiro e se instalou nesta localidade.

Este pioneiro com o objetivo de criar um patrimônio adquiriu novas terras e fez o loteamento. Município de predominância agropecuária teve seu crescimento calcado na cultura cafeeira, que juntamente com outras culturas de subsistência como milho, arroz e feijão foram introduzidos pelos pioneiros.

Criado através da Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, e instalado em 14 de dezembro de 1952, foi desmembrado de Congonhinhas.

Nova Fátima antes de sua elevação a categoria de município passou por outras denominações: Divisora, Patrimonio da Luz e Tulhas. A família Luz foi uma primeiras a se instalar no município. A suinocultura era explorada extensivamente tipo “safra” e José Pires foi dos principais produtores nos anos de l940 e os animais eram tocados até Santo Antonio da Platina.

O primeiro pleito eleitoral ocorreu com o confronto de Homero de Oliveira e Sebastião Nicolau Froes, sendo este eleito a prefeito e os demais prefeitos que seguiram foram, por ordem cronológica: Ramiro Fraiz Martine, Francisco Melchiori, Ramiro Fraiz Martine, Nicanor Ferreira de Mello, Ramiro Fraiz Martine, Mario dos Santos, Ramiro Fraiz Martine, Jose Andrade Marinho, Marinho dos Santos, Fião, Padre Jose, Padre Jose. Destacando-se que Nova Fatima foi o primeiro ou um dos primeiros municípios do brasil a eleger, alternadamente, um político a prefeito por 4 gestões de 4 anos cada, na pessoa de Ramiro Fraiz Martine. Suas gestões caracterizaram pela austeridade na utilização dos bens públicos bem como no trato das finanças do município.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile