A inicial povoação surgiu do núcleo formado por pioneiros, que em busca de melhores terras e oportunidades, vieram para a região, como o saudoso Nicolau Nasser que adquiriu a Gleba Condor, com 300 alqueires de terras, onde plantou 150 mil pés de café.
Os que chegavam, iam construindo suas moradias, e em pouco tempo o núcleo já estava com jeito de cidade. Nesta época a localidade já era conhecida pela denominação de Ourizona.
Ao lado desta povoação mais dois núcleos alcançaram grande desenvolvimento e disputavam a primazia local: Vila Navarro e Vila Condor.
Pela Lei nº 4.245 de 25 de Julho de 1960, sancionada pelo Governador Moysés Lupion, foi criado o Município de Ourizona, que nem se quer passou pelo estágio de distrito. A instalação ocorreu no dia 19 de Novembro de 1961, sendo primeiro prefeito eleito o Sr. Antônio Azevedo. Além do Sr. Nicolau Nasser, Ourizona contou em sua colonização com a participação dos senhores Ermenegildo Calvo e Lázaro de Lima, que efetuaram loteamento na área urbana.
Ourizona é denominação dada por Nicolau Nasser, em homenagem aos extensos cafezais que proliferavam na região.
Na época o café se constituía na maior fonte de riqueza do Estado do Paraná e era chamado de “ouro verde”.
Fonte: Prefeitura Municipal.