Os atrativos turísticos de Palmas, no Sudoeste do Paraná, integram a edição 2017 do “Passaporte Turístico – Vitrine da Regionalização”. A publicação, no formato livreto de bolso, é da Secretaria Estadual de Turismo e Paraná Turismo, com a intenção de estimular os paranaenses a conhecer, de forma prioritária, as atrações e locais de interesse turístico das quatro regiões do Estado.
O Passaporte destaca 14 regiões turísticas do Paraná. No material, Palmas é tratada como Berço do Sudoeste, por ser a primeira cidade da região. Em destaque estão os principais produtos turísticos como as Usinas Eólicas, Catedral Diocesana, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Museu Histórico, Praça do Senhor Bom Jesus, Pesque e Pague das Trutas e o monumento em homenagem aos tropeiros.
“Para nós, é muito importante estar entre as cidades paranaenses com potencial turístico”, disse a diretora do Departamento de Turismo, Carine Ambrósio. “Precisamos abrir Palmas para receber ainda mais turistas e visitantes”.
Ainda de acordo com ela, Palmas foi selecionada pela ParanáTur, por apresentar um potencial turístico em desenvolvimento. O setor, segundo Carine, cresceu ainda mais em 2017 com eventos em nível nacional que foram realizados, como o Desafio de Inverno de Pesca ao Black Bass e Festival da Canção Pé Vermelho, além da Feira Estadual do Bezerro, Festival de Dança Pé Vermelho e o Festival no GoGó.
“Recebemos 300 exemplares do passaporte, que foram distribuidos na rede hoteleira da cidade”, informou a diretora de Turismo. “Além destes pontos turísticos, que foram destacados no Passaporte, Palmas ainda possui outras maravilhas que muitas vezes passam despercebidas”, disse.
Dentro do passaporte, Palmas integra a Região Vale do Iguaçu, que conta com cinco cidades de influência italiana e alemã, quilombolas e reservas indígenas e de araucária. Caracterizada por seu clima frio, a cidade foi lembrada por apresentar uma grande riqueza para a história do Estado.
Passaporte
Além das dicas sobre os destinos do Paraná, o material traz informações sobre as distâncias, produtos turísticos, principais eventos e contatos das prefeituras ou secretarias de turismo. As dicas promovem um turismo interno e divulgam os destinos por região.
O lançamento do passaporte aconteceu em Ponta Grossa, ainda em outubro, onde foram apresentadas as regiões que seriam representados e quais eram os municipios escolhidos para integrar o livreto dividido em quatro regiões, os Campos Gerais, Corredores das Águas, Terras dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.
“A vitrine do turismo, descobre novos lugares e potencializa negócios com a integração dos produtos e serviços do mercado”, diz a apresentação do Passaporte. O informativo tem a coordenação de textos de Paulo Mosimann e Kamilla Deffert, Criação e Execução Gráfica de Julia Yukari e apoio de Jacó Gimennes.
Prefeitura de Palmas (PR) Comunicação Social
Foto: Reprodução