Ícone do site Paraná Turismo

Direitos dos turistas durante a Copa 2014

Paraná assegura direitos dos turistas durante a Copa 2014Os turistas que visitarem o Paraná durante a Copa do Mundo 2014 terão seus direitos de consumidor garantidos. As ações de prevenção e a solução de conflitos foram debatidas na reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo, realizada nesta quinta-feira (05/12/2013), em Curitiba, com representantes envolvidos na organização do Mundial.

Como parceiro, o Governo do Estado participou do encontro por meio da Paraná Turismo, da Coordenação Estadual da Copa – vinculadas à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo – e da Coordenação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR). A reunião contou ainda representantes dos governos federal e municipal, além de associações de hotéis, bares e restaurantes, operadoras, agências de viagem e sindicatos ligados ao setor. “O nosso Estado está se preparando para receber os visitantes com a infraestrutura necessária e a hospitalidade do nosso povo, que todos já conhecem”, disse a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, explica que serão desenvolvidas ações conjuntas em parceira com a Paraná Turismo, com a Coordenação Estadual da Copa e órgãos federais e municipais. “Vamos promover ações educativas com distribuição de um guia ao consumidor, com números úteis e orientações de como proceder em casos de abusos”, disse. “Estão previstas ações como o uso de vários canais de comunicação, como a internet e o call center, além de reuniões com entidades representativas para sensibilizar os empresários e fornecedores quanto ao atendimento e a qualidade da prestação de serviços ao visitante torcedor”, explicou Claudia.

O governo federal anunciou que acompanhará, por meio de um comitê interministerial, os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo. A Embratur irá compor o grupo, ao lado dos ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil, além dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa). “O objetivo é juntar todos os órgãos envolvidos na organização da Copa de 2014 e criar um bom planejamento para receber os turistas durante a competição, evitando que os consumidores se sintam lesados no Brasil. Não vamos tolerar abusos”, destacou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amauri Oliva.

RESULTADOS – De acordo com o Estudo da Demanda Turística Doméstica 2012 encomendado pelo Ministério do Turismo para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a região Sul do país alcançou os melhores resultados quanto o atendimento das Expectativas de Viagem, com 99,3% das expectativas totais ou parcialmente atendidas. O estudo leva em conta a segurança, preços, limpeza, infraestrutura urbana, atrativos e passeios, informação turística, sinalização, restaurantes/gastronomia, aeroportos, hospedagem, rodovias, transporte e agências de viagens.

Ainda segundo o estudo, o Paraná tem duas cidades entres as mais desejadas: Curitiba e Foz do Iguaçu. “A tendência é que o Turismo no Estado aumente ainda mais nos próximos anos, já que Curitiba é uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Além da capital e de Foz do Iguaçu, estão credenciados no catálogo oficial da Fifa outros Centros de Treinamento em Maringá, Cascavel e Londrina”, conta Juliana Vosnika.

O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e está percorrendo todas as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo 2014.

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile