Ícone do site Paraná Turismo

Paraná elabora guia da “Rota do Rosário”, no Norte Pioneiro

Paraná Turismo elabora guia da “Rota do Rosário”, no Norte PioneiroCom objetivo de orientar aos interessados em conhecer a “Rota do Rosário”, no Norte Pioneiro, um dos mais tradicionais roteiros do turismo religioso do Estado, a autarquia Paraná Turismo, em parceria com Sistema Fecomércio, criou e produziu um guia com as principais cidades do trajeto.

A Rota do Rosário é um projeto de turismo religioso sustentável que integra 30 cidades na região da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Diocese de Jacarezinho. Atualmente, conta com dez santuários, duas igrejas, um beatério, o Museu Sacro e a Catedral de Jacarezinho.

“Trata-se de um dos roteiros religiosos mais tradicionais do Paraná, que atrai em média 651,6 mil pessoas por ano”, diz a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. “Ao turismo religioso se integram naturalmente o turismo rural, ecológico, cultural e o turismo de aventura, para os quais a região revela potencial incontestável”, enfatiza ela.

“O projeto é uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da sociedade da região”, afirma o bispo diocesano Dom Fernando José Penteado, que lançou oficialmente a Rota do Rosário.




CELEBRAÇÕES – Com linguagem simples e objetiva, o Guia “ Rota do Rosário”, além de contar um pouco da história de cada localidade, traz informações sobre as celebrações, os horários e atrativo de cada igreja, santuário e catedral e as festas mais representativas. Também lista os principais meios de hospedagem que fazem parte da Rota do Rosário.

As atrações da Rota do Rosário interligam-se, ofertando aos visitantes a possibilidade de conhecer a arquitetura sacra, locais de peregrinação e festas religiosas que fortalecem a fé, a espiritualidade e a cultura.

A Rota do Rosário nasceu do interesse da Igreja em valorizar um grande e potencial caminho de evangelização, da hospitalidade da gente da região, das paisagens, da riqueza inexplorada de santuários, igrejas, relíquias, murais, missas e festas religiosas. 

Fonte: Governo do Estado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile