Ícone do site Paraná Turismo

Parque estadual preserva grande quantidade de animais

Parque Estadual Rio Guarani, em Três Barras do Paraná.

Parque Estadual Rio Guarani, em Três Barras do Paraná.

Para quem gosta de lazer ao ar livre contemplando a natureza, um lugar especial de pouco mais 2200 hectares reversa grandes surpresas. O Parque Estadual Rio Guarani, em Três Barras do Paraná, preserva a maior área de mata nativa da região e protege o rio com que leva seu nome, Guarani, além de diversas espécies de fauna e flora em especial a onça-pintada e a onça-parda, veado catingueiro.

Desde sua criação, em julho de 2000, já foram encontradas no local mais de 55 espécies de mamíferos, 40 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios. Além de mais de 250 espécies de aves, que representam 35% das espécies de todo o Paraná. Entre elas estão: o Juruva, Formigueiro de Asa Vermelha, Beija-Flor-de-Topete e Tié-Tinga suruqua, jacu, tucanos, uru, nhambu-guaçu,chororó azulão, e muitos pitacídeos (como papagaios e araras).

Além da fauna, a flora também é bem variada e pode ser contemplada pelos visitantes. A Unidade de Conservação preserva remanescente florestal de transição do Bioma Florestal Semidecidual com a Floresta de Araucária (ombrófila mista). Ao todo, podem ser contempladas mais de 40 espécies diferentes de árvores, como a própria araucária, imbuia, sassafrás, ipê amarelo ipê roxo, cabreúva, angico, bambú e xaximbugio.

Além da conservação da biodiversidade local, os visitantes também podem realizar atividades de educação ambiental, passear pelas trilhas interpretativas e receber informações e instruções no centro de visitantes.

A Unidade de Conservação também recebe diversos estudiosos que realizam as mais diversas pesquisas científicas sob autorização e supervisão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela gestão do local. Para esses pesquisadores, o parque também oferece alojamentos.

PIONEIRISMO – No parque também está em fase de desenvolvimento um projeto piloto de conservação de florestas sob redes de transmissão de alta voltagem, sendo um projeto inédito no estado e em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia).

HISTÓRIA – Originalmente, a área da Unidade de Conservação era de propriedade da empresa Giacomet Marodin S. A., atual Araupel S. A., cujas atividades básicas são voltadas à exploração agrossilvopastoril e beneficiamento de madeira. Em face da necessidade de atividades voltadas ao manejo florestal, com estoques regulares de madeira, a área manteve-se bem conservada.

A área foi adquirida pela Copel e repassada ao IAP visando compensar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, no Rio Iguaçu.

Parque Estadual Rio Guarani.
Localização: Há cinco quilômetros da área central de Três Barras do Paraná. O acesso é fácil com estradas bem conservadas podendo se chegar com qualquer tipo de veiculo.

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo das 8h às 17h30. Para os grupos organizados é necessário realizar o agendamento prévio. Fora desse horário a visita é de responsabilidade do visitante.

Contato: (44) 3252-2270 ou ucn.iaptoledo@gmail.com

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile