Ícone do site Paraná Turismo

PATO BRAGADO

Uma história que começou por volta de 1950 e que teve sua evolução graças a colaboração de inúmeros personagens que com seu trabalho e participação contribuíram para o desenvolvimento que conquistamos e pelo muito que esperamos ainda conquistar…”

Um pouco da história a influência colonizadora, a cultura dos povos que adotaram essas terras e o que Pato Bragado tem a oferecer hoje à população nos mais diversos setores:

Os Pioneiros
Pato Bragado, assim como a maioria dos municípios do Extremo Oeste Paranaense, foi colonizado pela Companhia Madeireira Rio Paraná – MARIPÁ, fundada em 1946, por colonizadores alemães da região do extremo sul do país, entre eles Willy Barth, que segundo pesquisas foi o indicador do nome do Município no ano de 1955. Tal denominação surgiu em homenagem ao nome do maior navio a ancorar até aquela data no Porto Britânia: “Pato Bragado”. Vale destacar As tradições sulistas são reforçadas no verso do Hino do Município “… os pioneiros chegados do Sul…”

Na Agricultura
Os primeiros moradores cultivavam milho, feijão, arroz, além de se dedicarem a criação de suínos e bovinos para subsistência. Hoje, o homem do campo tem em suas propriedades a diversidade como: o plantio de soja, trigo, milho, mandioca, agricultura orgânica, a criação de suínos, aves, bovinos, tendo grande produção na bacia leiteira. Como a criação de peixes e abelhas gerando emprego e renda, atualmente a vários programas “Gestão por Bacias” outro programa através de uma Lei municipal de “Repasse de Subsídios” os agricultores que tiver em dia como os tributos municipais são beneficiados. Vale destacar que a agricultura diversificada no município tem como uma das principais atividades econômicas.

A Cultura e a Gastronomia
Vale destacar alguns eventos culturais gastronômicos realizados como: Festa do Cupim, Encenação Paixão de Cristo, Festa Junina, Jantar Italiano, Sete de Setembro, Semana Farroupilha, Oktoberfest, Espetáculo Natal em Canto nas janelas e sacada do Paço Municipal e também pela beleza e criatividade nas programações, concurso e Ornamentações de Natal como também da Oktoberfest, atraindo turistas de várias regiões do Brasil e Exterior. Ressaltamos ainda as oficinas culturais vem participando e representando o município em diversos eventos: local, regional, estadual, e internacional, com grande destaque nas apresentações

Em 1965, a MARIPÁ planejou uma nova sede para Pato Bragado construindo algumas casas a 1.500 m da sede atual, conhecida como Km 10. Posteriormente a sede atual foi instalada e tornou-se um lugar organizado, com destaque para o centro comercial e industrial, como também um lugar atrativo cultural turístico.

No ano de 1962 Pato Bragado tornou-se distrito de Marechal Cândido Rondon pela Lei nº.52/62. E em 12 de abril de 1965, pela Lei Estadual nº. 5079/65 foi elevado a distrito administrativo e judiciário. O início dos trabalhos rumo à emancipação política administrativa foram nos anos de 1989/90, através do Conselho de Desenvolvimento Comunitário.

O status de município e a conseqüente autonomia político-administrativa vieram em 18 de junho de 1990 através da Lei Estadual n.º. 9.299, do diário oficial do Estado de 19/06/1990, sendo que no dia 03 de outubro do ano de 1992, ocorreram as primeiras eleições municipais para o executivo vice-prefeito e o legislativo, quando foram eleitos Luiz Grando, prefeito, e, Walter Kleemann vice. Como vereadores foram eleitos Sérgio Kinskowski, Leomar Rohden, Antônio Francescheto, Holdi Römer, Nivaldo Gomes de Souza, Gilberto Maehler, Celso Stülp, João Valério Specht e Arnaldo Pauli. No ano seguinte, 1993, aconteceu então a instalação administrativa, com a abertura da sede do paço municipal e a Câmara de vereadores. O segundo pleito em outubro de 1996, foram eleitos Verno Scherer, prefeito, e Delmar Fincke, vice. Terceiro em outubro de 2000, foram eleitos Luiz Grando e Delmar Fincke. Quarto em outubro de 2004, foram eleitos Normilda Koehler, prefeita, e Arnildo Rieger, vice e o último em outubro de 2008, Normilda Koehler, prefeita, e Luiz A. Rosinski. A partir de então nossa história como município seguiu evoluindo até o patamar dos dias atuais.

De lá até hoje Pato Bragado desponta como um dos municípios que evolui no Estado, mantendo sempre as referências de cidade agradável e povo hospitaleiro. Na época da emancipação política o município contava com 3.312 habitantes e hoje a população é de 4.947 conforme pesquisa IBGE 2009. População que esta organizada em grupos como associações, entidades civis, sociais e eclesiásticas que valorizam e participam na história deste município.

Aniversário da Cidade:  18 de Junho

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile