Em 20 de outubro de 1938, de acordo com a lei nº 7.573, foi elevado oficialmente à categoria de Distrito e passou a denominar-se Paula Freitas. Cabe salientar que as pessoas nascidas nesse distrito passaram a ser registradas como paula-freitenses, a partir de janeiro de 1939.
Antes de obter sua emancipação política, o distrito elegeu quatro vereadores. Foram eles: Astolpho Macedo de Souza, em 1946, Mauro de Oliveira Cavallin, Dirceu Marés de Souza e Jorge Jamil Gabardo, de 1951 a 1955, sendo também Agente Municipal (Subprefeito) de 1952 a 1953.
Através da Lei Estadual nº 4.788, de 30 de novembro de 1963, a vila foi elevada à categoria de município, conservando, porém a denominação Paula Freitas, judicialmente subordinado ao município de União da Vitória. Era governador do Estado Ney Braga. (Diário Oficial do Estado, 1963).
A instalação do móvel municipal deu-se a 8 de dezembro do ano de 1964, data em que foi empossado o primeiro prefeito. O município de Paula Freitas localiza-se no sul do Estado do Paraná, na microrregião do Iguaçu, jurisdicionado à Comarca de União da Vitória. Limita-se ao Sul, Sudoeste e Sudeste com o Estado de Santa Catarina (margeado pelo rio Iguaçu); ao Norte, Nordeste e Leste com o município de Paula Frontim e a Oeste e noroeste com o Município de União da Vitória. A sede do município localiza-se a 754 metros de latitude.
Sua área territorial equivale a 431, 887 km2. Por este município passa a Rodovia Federal BR 476, fazendo a ligação entre União da Vitória e Curitiba, sendo de relevante importância para a economia da região.
Passou a ser conhecido no Estado como a Capital Regional da Melancia, pois anualmente na primeira semana de fevereiro é promovida a Festa da Melancia. O município possui 21 localidades.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Paula Freitas:
ECOTURISMO
Trilhas e cachoeiras atraem visitantes e moradores à Serra da Esperança, na Colônia Vargem Grande, na zona rural de Paula Freitas.
TURISMO RURAL
O município tem propriedades rurais com casas antigas, produção de frutas e verduras, pesque-pagues, produtos artesanais, além do contato com a natureza.
TURISMO RELIGIOSO
Mais que lugares de fé, as igrejas representam a história e a força dos imigrantes ucranianos, fundamentais à origem da cidade. Além disso, enchem os olhos com a beleza arquitetônica de estilo bizantino. Na Paróquia Matriz São Carlos Borromeu, existe uma relíquia exposta de São Juvêncio, Menino Mártir, doada pelo Vaticano.
PARQUE GUAIRACÁ
Natureza e esportes se encontram no Parque Guairacá. Ambiente arborizado ao lado do centro da cidade, o local oferece estrutura para camping, passeios e caminhada.
ILHA DOS NAVEGANTES
Ponto turístico no Rio Iguaçu, na Colônia de Poço Preto, a Ilha dos Navegantes tem nas proximidades a gruta de Nossa Senhora dos Navegantes.
CHALÉ DO PRODUTOR
Na sua estada em Paula Freitas conheça e prove os produtos coloniais do Chalé do Produtor, na BR-476, próximo ao acesso da cidade.
FESTA ESTADUAL DA MELANCIA
A cidade promove a Festa Estadual da Melancia, que atrai turistas de várias partes do Paraná e Santa Catarina. Tem também a festa tradicional da Paróquia São Carlos Borromeu (padroeiro do município), e das comunidades do interior.
PARQUES
Históricos ou ambientais, os parques oferecem conhecimento, beleza e diversão. Ideais para passeios entre amigos ou em família.
GASTRONOMIA
Em Paula Freitas, a culinária é vasta, com destaque para produtos coloniais como queijo e derivados do leite, vinho, doces e conservas. Além disso, são apreciados o frapê de melancia e a fruta in natura.
Fonte: Prefeitura Municipal.