Ícone do site Paraná Turismo

PEABIRU

Quem ainda não conhece, ao menos já ouviu falar de Peabiru. Pelo município paranaense, passavam os milenares e místicos Caminhos de Peabiru, ramais de trilhas por onde andaram indígenas, jesuítas, bandeirantes e muitos aventureiros vindos de toda a América Latina.

Some-se a esse fato toda a riqueza cultural trazida por imigrantes alemães, italianos, japoneses, espanhóis, portugueses, eslavos, libaneses e palestinos, além de migrantes nordestinos, paulistas, catarinenses e gaúchos.

Acrescente belezas naturais, como montanhas e paisagens deslumbrantes propícias à prática de diversos esportes, 15 cachoeiras e indícios arqueológicos.

O resultado é um município de 14 mil habitantes, com caráter agrícola, que se destaca pela produção de queijos, vinhos, bolachas, doces e artesanato e, com tudo isso, representa um interessante destino turístico do nosso Estado.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Peabiru:

Caminhos de Peabiru
Não existe consenso sobre as origens dos Caminhos de Peabiru, mas ninguém discorda de que o local é uma atração turística imperdível. Representando uma mistura de natureza exuberante com resquícios de história, o lugar oferece trilhas secas ou de água rasa e corrente – das mais tranquilas àquelas radicais. Quem opta pelas últimas tem que passar por 10 provas para concluir o percurso, que é composto por 9 km e dura 3h30.

Casa da Cultura
Igreja Católica
Museu Caminhos de Peabiru

FEIRAS
Pelo menos duas feiras movimentam a cidade. Uma delas é a da Associação de Artesanato Caminhos de Peabiru, que além do trabalho de artesãos locais também tem opções gastronômicas. A outra é a Feira do Produtor Rural, que conta com venda de produtos e praça de alimentação. 

FESTA JUNINA
Padroeiro do município, São João dá origem a uma das festas mais tradicionais de Peabiru.

GASTRONOMIA
Peabiru tem um prato típico de passado tropeiro, o carneiro ao molho de vinho. A iguaria, que é acompanhada de purê de batata, arroz, pirão, couve e farinha de mandioca, é celebrada sempre no terceiro domingo de agosto, na festa que leva seu nome.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile