Na década de sessenta Perobal pertencia ao Município de Umuarama, e sua economia baseava–se na produção cafeeira e extração de madeira.
Nesta década de acordo com a Companhia Melhoramentos, o Estado do Paraná se tornou o maior produtor Brasileiro de Café, alcançando 60% da produção nacional, o que incentivou o crescimento da cafeicultura no município e distritos.
Nos períodos entre 1963 a 1966 várias geadas e políticas econômicas agravadas pela omissão dos governos estadual e federal provocou uma grave crise financeira rural, levando a erradicação cafeeira.
Os processos de desruralização oriundas desta crise econômica provocam graves problemas urbanos, considerando o fato que as cidades não estavam preparadas para este crescimento populacional e não havendo recursos locados nestes centros urbanos pois dependiam da econômica cafeeira estagnada,levou este êxodo rural sem precedentes,a provocar problemas sociais, econômicos, de infraestrutura urbana e a desestruturação espacial dos centros urbanos das regiões cafeeiras do estado, não só do município e distritos de Umuarama.
Na década de setenta as pequenas propriedades estabelecidas pelo padrão de parcelamento da companhia, passam a ser adquiridas e anexadas tornando-se latifúndios para cultivo de pastagem e produção de gado de corte.
Perobal conta com os seguintes atrativos turísticos:
Portal da cidade.
Festa do Município.
Festa do Padroeiro (a).
Fonte: Prefeitura Municipal de Perobal.