Há muitas discussões em torno da razão para o nome da cidade de Pitanga. O seu significado é de origem tupi (ubapitanga) e quer dizer “fruto vermelho da pitangueira”, mas o porquê de batizar a cidade com esse nome ainda é uma lenda que perdura.
Alguns dizem que quando os colonos acampavam nesta região, se “hospedavam” onde hoje é o cemitério municipal, e lá ficam à sombra de uma pitangueira; outros contam que quando os colonos estavam chegando na região avistavam no alto de uma serra três arvores de pitanga.
A região era totalmente habitada por índios de diversas tribos. Os índios viviam do trabalho comunitário, todos trabalhavam por todos. O trabalho da tribo era realizado por todos, mas com uma divisão por idade e sexo. As mulheres eram responsáveis pelo plantio, colheita e preparo dos alimentos, e cuidavam das crianças. Os homens eram responsáveis pela caça, pesca e a guerra. O cacique e o pajé têm funções diferentes na tribo: ambos não trabalham como os outros índios – caçando, pescando ou guerreando. O pajé era uma espécie de líder espiritual, recebia mensagens dos deuses e repassava para tribo; também era conhecedor das ervas e chás medicinais. O cacique era responsável pela organização da tribo e orientação dos índios.