Os primeiros habitantes da região foram os índios da família macro-jê, destacando-se os kaingangs (Coroados) e os Guaranis e Xokléng (Botucudos). Essas comunidades indígenas eram chamadas de brugres ou bugrada. Na época, plantavam milho, abóbora, feijão e mandioca. A fauna era muito rica, sendo comum ver anta, capivara, tateto, paca, tatu e porco-do-mato.
Até o final do século 18 todas as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná eram controladas pelos espanhóis. Devido ao Tratado de Tordesilhas, posteriormente a região ficou com os portugueses, tanto Laranjeiras do Sul, quanto Porto Barreiro, ficaram dentro de um sistema de ocupação chamado de Sesmarias. O primeiro a ocupar a região foi José Nogueira do Amaral.
Porto Barreiro pertencia ao município de Laranjeiras do Sul. A criação foi sancionada pela Lei Estadual n° 11.248 em 13 de dezembro de 1995. A instalação da Câmara Municipal foi no dia 1° de janeiro de 1997.
O nome – Porto Barreiro – é uma junção dos distritos de Porto Santana e Barreirinho, sendo que a palavra “barreirinho” passou para o demonstrativo aumentativo: “barreiro”. O nome “barreirinho” surgiu por existir uma área lamacenta no início da povoação, onde as antas vinham beber água. Daí os primeiros colonizadores batizaram de “barreirinho”, posteriormente mudado para Barreiro.
Fonte: Prefeitura Municipal.