Porto Origina-se do latim “portus“, designa ponto de um rio que oferece às embarcações condições de abrigo, fundeamento e contato com a terra e, Rico Vem do gótico “reiks”, poderoso, abundante, fértil.

O município de Porto Rico, localizado no noroeste do Estado do Paraná, fazendo divisa com Mato Grosso do Sul, tendo a sua sede às margens do rio Paraná que passa pelo Município com uma extensão de 1.500 metros de largura e 28 quilômetros de margens, fazendo de Porto Rico um pedaço do paraíso com suas ilhas e praias naturais.

De acordo com a história, o nome Porto Rico, surgiu por causa das belezas naturais, como o pôr-do-sol sobre as águas, a fartura da pesca, a facilidade de acesso à navegação e o transporte de cargas pelo Rio Paraná.

Segundo a lenda, pescadores teriam deixado gravado em uma pedra a seguinte frase: “Deus seja louvado… este é um lugar feliz… é um porto rico”. Quem já passou por lá sabe bem o que isso significa.

Como a maioria das cidades do norte do estado, os seus colonizadores foram imigrantes paulistas, catarinenses, mineiros e de vários estados do Nordeste que buscaram novos desafios nos anos de 1948.

De acordo com alguns historiadores, a abundância de madeiras de lei (peroba, ipê, cedro e outras) deu início a uma grande operação madeireira com a instalação de serrarias e exportação de madeira em toras para o Estado de São Paulo, via transporte fluvial, pelas águas do Rio Paraná.

As clareiras abertas no meio das grandes florestas, aos poucos, se transformaram em produção agrícola de milho, algodão, arroz, feijão, mamona e, certamente, a maior das culturas que transformaram o noroeste do Paraná em grande pólo produtivo do ouro verde: o café.

O café, uma cultura permanente, cujo fruto produzido anualmente, concentrou o maior número de famílias de toda a história do Município de Porto Rico, criando-se as colônias, conjunto de famílias de porcenteiros do café, dentro de uma propriedade, com direito de plantar outras culturas enquanto aguardavam o desenvolvimento das plantas cafeeiras.

As mais conhecidas colônias foram: Colônia do sítio São Paulo; Colônia dos Três Ranchos; e a Colônia da Fazenda Jane.

Nos anos de 1951, com a força do trabalho e do crescimento populacional, muitos outros vieram em busca de se estabelecerem com casas de comércio, prestação de serviços e até mesmo da pesca profissional, pois o Rio Paraná e seus afluentes do Estado do Mato Grosso do Sul eram ricos em peixe. Com isso, certamente, iniciou-se a polarização de um núcleo habitacional e populacional organizado em uma sociedade e capaz de se constituir em uma futura cidade.

Percebendo-se esta possibilidade, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, através da Firma José Ebiner & Cia Ltda, iniciou e planejou o loteamento e traçado da cidade de Porto Rico a qual posteriormente mudou totalmente suas características de localização para as margens do Rio Paraná.

Poucos anos depois, Porto Rico transformava-se em Distrito Administrativo de Paranavaí, e posteriormente, por força da Lei nº 13, de 05 de agosto de 1956, passou a Distrito Administrativo do Município de Loanda e era administrador o Senhor João Conci Carraro, de cujo nome denomina-se a principal avenida da cidade.

Desmembrando-se do Município de Loanda é instalado o Município de Porto Rico, através da Lei nº 4738, de 05 de julho de 1963, consolidada a sua fundação em 21 de abril de 1964.

Porto Rico atualmente é um destino turístico referência da região noroeste do Estado do Paraná, possuindo excelente infra-estrutura turística com bons hotéis, pousadas, marinas, parque aquático-temático, casas de veraneio para aluguel, embarcações para passeios e um inigualável “pôr-do-sol”.

Belíssimos condomínios estão contribuindo para o desenvolvimento do município que já assume a condição de um emergente pólo turístico.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.