Porto Vitória iniciou sua colonização com a chegada de europeus, por volta de 1909. A ocupação dessa área aconteceu devido à navegabilidade do rio Iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, que impossibilitava seguir rio abaixo. Em função dessas dificuldades constituiu-se aqui, o porto central, que reunia os produtos agrícolas e a madeira dos municípios vizinhos que eram levados até o Porto Amazonas. Esse era o único meio de transporte existente.
Navegar de Porto Amazonas a Porto Vitória era uma aventura, devido as dificuldades encontradas no caminho.
Porto Vitória localiza-se na região centro-sul do Paraná, banhada pelo caudaloso rio Iguaçu. É também conhecida como a terra do animal pré-histórico (megatério), bicho preguiça gigante que tinha 7 metros de comprimento encontrado pela família de Otto Bayer tornando a cidade importante no cenário científico nacional.
Com a Lei nº 790 de 14 de novembro de 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória. Pela Lei nº 4.788 de 29 de novembro de 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória. Foi instalado em 08 de dezembro de 1964.
O clima é predominantemente subtropical úmido, com uma temperatura média de 22º graus centígrados.
Sua área é de 213.795 km² e sua população total é 3.775. A economia está baseada na produção de leite e indústria madeireira. O acesso a porto Vitória, que fica a 262 km da Capital do estado, se dá pelas rodovias BR 153 e PR 446.
Porto Vitória possui uma demanda turística real, sendo que alguns eventos já são regionalmente conhecidos, atraindo um fluxo praticamente fiel.
A Cachoeira na entrada da cidade é um verdadeiro espetáculo da natureza, que encanta a todos que nos visitam.
Porto Vitória possui alguns atrativos já consolidados, entre eles o Salão de Molas que mantém a construção original, apresentando entre os pilares de sustentação e a base do assoalho, molas aspirais que propiciam certa flexibilidade, o Parque Ambiental Recanto das Cachoeiras tem uma paisagem natural privilegiada com morros, cobertura vegetal de floresta nativa que é referência na região, para onde se dirigem centenas de pessoas nos finais de semana, que conta com campo de futebol suíço, lanchonete, parque infantil, banheiros com chuveiros, pontos de luz, quiosques, dezenas de churrasqueiras, área para camping, lago, piscina, sombra e outras melhorias, constituindo-se em uma área de grande potencial turístico e de lazer no Município.
A hospitalidade é um dos fatores positivos para o desenvolvimento do turismo no Município de Porto Vitória.
Fonte: Prefeitura Municipal.