Mais tarde, vieram as famílias dos brasileiros: Antônio Colla (ano 1925), Gregório Ferreira (em 1934), Leonardo Canzi e Júlio Giongo (em 1938). O último, trouxe em lombo de burro, máquinas para montar a primeira serraria, existente ainda hoje no município.
Contam os primeiros moradores que D. Lucca gostava de dar o nome de seus filhos à localidade por onde costumava passar. Assim, o nome de Pranchita, vem do nome de uma de suas filhas, chamada Pranchita.
Um povo unido e batalhador, homens desbravadores, quase que na sua maioria de origem italiana, foram formando o futuro município.
Os primeiros povoadores do município de Pranchita chegaram entre os anos de 1920 a 1951.
As primeiras famílias que se instalaram no lugar, foram as de sobrenome: Colla, Canzi, Giongo, Guareschi, Magnani, Roveda, Malacarne e Hubner. Quase todas essas famílias vieram do estado do Rio Grande do Sul, dos municípios de Garibaldi, Carazinho e Guaporé, sendo que apenas duas são de origem paranaense, uma de Santo Antônio do Oeste e a outra de União da Vitória.
Todas as famílias enfrentavam muitas dificuldades no transcurso da viagem. Levavam muitos dias para chegar ao local, devido as más condições dos caminhos e ausência total dos meios de transporte.
Os objetos das mudanças era transportados no lombo dos burros ou cavalos, tendo às vezes que acampar, armando barraca ao longo do caminho durante os dias de chuvas. As últimas mudanças foram trazidas em carroças e caminhão movido a carvão. Com exceção de uma pessoa, as outras todas gostaram do lugar, apesar das inúmeras dificuldades encontradas. A medida que iam chegando, eram bem recebidos pelos outros moradores, já procurando integrar-se aos demais e às condições rudimentares do ambiente.
Distrito criado com a denominação de Pranchita, pela lei estadual n.º 4838, de 26-02-1964, subordinado ao município de Santo Antônio.
Pela lei estadual nº 5322, de 10-05-1966, o município de Santo Antônio passou a denominar-se Santo Antônio do Sudoeste.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Pranchita, figura no município de Santo Antônio do Sudoeste (ex-Santo Antônio).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pranchita, pela lei estadual nº 7574, de 11-05-1982, desmembrado do município de Santo Antônio do Sudoeste. Sede no antigo distrito de Pranchita. Constituído de 2 distritos: Pranchita e Canzianópolis, ambos desmembrados de Santo Antônio do Sudoeste. Instalado em 01-02-1983. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Pranchita e Canzianópolis.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: Prefeitura Municipal.