“Iniciado há pouco mais de um ano, o projeto já permitiu alguns avanços, com a promoção de profissionais, ingredientes e receitas. No próximo ano, a intenção é realizar oficinas de gastronomia no interior, entre outras iniciativas, e formar o grupo de chefs”, afirma a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.
A inspiração da iniciativa veio do Conselho Assessor Internacional do Centro Culinário Basco (Basque Culinary Center), ou G11, como é conhecido. Criado em alusão ao G7, que são os encontros da ONU com as grandes potências mundiais, o G11 reúne renomados chefs do mundo todo. O grupo integra a Faculdade de Ciências Gastronômicas e o Centro de Investigação e Inovação Culinária, em San Sebastian, na Espanha.
“Precisamos da união dos principais chefs paranaenses para discutir estratégias e ações que promovam a nossa gastronomia”, afirma a coordenadora do projeto, a jornalista Jussara Voss. As reuniões deverão ser mensais e interessados podem aderir à iniciativa. Outra reunião será realizada ainda neste ano, antes de os encontros mensais acontecerem.
Fonte: Governo do Paraná.