O sertanista João Ferreira de Paiva lançou as bases da fundação do atual município de Quatiguá em 1903. Paiva desbravou a região e construiu sua casa, gesto que encorajou outras famílias a se estabelecerem nas imediações do lugar conhecido por Chapada ou Jaboticabal. Os primeiros a chegar foram Lucas Santos de Camargo, H. Pereira, Joaquim Luciano, Joaquim Ferreira de Carvalho, João Marques da Silveira e José da Rocha Fiúza, e se iniciaram no plantio de café e lavouras de subsistência. No entanto, o lugar era isolado, as estradas eram picadas na mata e o acesso muito difícil.
Não muito antes da década de 1920 houve um movimento que iria mudar para sempre a vida daquele povo. A estrada de ferro, que descia, no sentido norte-sul, representaria a redenção de todas as suas dificuldades. Empenharam-se junto à Rede da Viação Paranapanema para que o povoado recebesse tal benefício, doaram terreno e se revezaram no trabalho auxiliar, até que em 21 de setembro de 1922 era inaugurada a Estação Ferroviária de Quatiguá.
Em 1928 um Decreto governamental criava o Distrito Policial de Quatiguá. Nesta época o Distrito era jurisdicionado a Santo Antonio da Platina, porém antes a Tomazina.
A Revolução, em 1930, fez de Quatiguá palco de violentos combates entre as tropas revolucionárias, vindas do Rio Grande do Sul, e as forças paulistas. O povo quatiguense ergueu um obelisco na Praça Expedicionário Eurides do Nascimento, para que estes acontecimentos não sejam esquecidos jamais. Em 1932, novo susto, revolucionários gaúchos se aquartelaram em Quatiguá, sem que, no entanto, houvesse combates, pois os paulistas não alcançaram as trincheiras do lugar.
Neste período, parte da população pretendeu fazer uma mudança na denominação do povoado, mas não encontrando eco à sua proposta, desistiu, permanecendo Quatiguá.
O eminente crescimento econômico e social demandava uma posição política à altura da gente quatiguense, sendo que a emancipação política e administrativa seria o primeiro passo. Formou-se uma Comissão de Notáveis que se dirigiu ao Interventor Federal. A resposta foi negativa, fatos como a Segunda Guerra Mundial e o período ditatorial foram expostos como causa.
Somente em 10 de outubro de 1947, através da Lei Estadual n° 2, é que foi conseguida a emancipação municipal, com sua instalação ocorrendo no dia 26 de novembro do mesmo ano, quando tomou posse como primeiro prefeito nomeado o sr. Orlando Athayde Bittencourt.
Fonte: Prefeitura Municipal de Quatiguá.