Querência do Norte é um município brasileiro localizado no Noroeste do Estado do Paraná.
A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas.
O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste.
Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.
Querência do Norte é conhecida como a Capital do Arroz Irrigado, destacando-se pela tecnologia aplicada e tem oportunidade de mostrar com orgulho esta sua marca durante a Festa do Arroz que a cada ano torna-se mais interessante e caminha para ser um dos produtos turísticos para o município.
Atratívos Turisticos:
Estância Figueredo – Ideal para quem pretende fazer trilhas pelos morros da Porangaba I, contando com lanchonete e área de camping, tendo trilha ecológica.
Porto Felício – Destinado para a pesca esportiva onde os peixes mais encontrados são o Piaçú e o Dourado, conta com serviços de balsa para o Porto Caiuá – Naviraí/MS, tendo interligação com serviços de ônibus. No decorrer de sua margem podemos observar o encontro das águas dos Rios Paraná e e Ivaí.
Porto Basílio – A pesca esportiva fica por conta do Tucunaré, sendo o peixe mais pescado. Este porto está localizado em distrito com todos os serviços de uma comunidade organizada.
Porto Dezoito – Conhecido como o “Recanto do Dourado” oferece também estrutura turística contando com restaurante, pousadas, marina, área de camping, guias para pesca e passeios náuticos. Local apropriado para prática de esportes aquáticos e banhos em suas praias de areais brancas.
Porto Natal – Com quiosques e churrasqueiras é um excelente lugar para descanso e pescaria e lazer nas praias. Conta ainda com serviços de restaurantes e lanchonetes.
Fonte: Prefeitura Municipal.